plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Pacientes com gripe continuam lotando UPAs de Belém

Com o surto do vírus influenza confirmado pela Sesma, o DIÁRIO visitou algumas unidades e constatou que o movimento de doentes e parentes segue intenso, com relatos parecidos de dificuldades no atendimento

Imagem ilustrativa da notícia Pacientes com gripe continuam lotando UPAs de Belém camera Pacientes tiveram de aguentar filas por atendimento nas unidades de saúde de Belém por causa da gripe | Wagner Almeida/Diário do Pará

Continua crescente a busca por atendimento médico de pessoas apresentando sintomas gripais, ocasionando superlotação nas salas de urgência e emergência e demora no atendimento na capital. A Secretaria de Saúde do Município de Belém (Sesma) confirmou na última semana que a capital presencia um surto de gripe provocado pelo vírus Influenza, cujos sintomas podem se confundir com os da Covid-19.

Vacinação: terceira dose já vale para 1,2 milhão no Pará

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Marambaia, Leia Costa acompanhava a filha, Natifa Cristina, que sentia dores nas costas e na garganta. Ela contou que são moradoras do bairro da Cabanagem e que haviam chegado na UPA por volta das 13h, porém, cerca de duas horas depois ainda não haviam sido atendidas. “A gente até desistiu. Vamos voltar para casa e continuar o tratamento lá. O problema é que moram sete pessoas juntas e duas delas estão apresentando os sintomas de gripe”, disse.

Lucinda Santos mora bem em frente à UPA da Marambaia e presencia diariamente o movimento no local. Ela relata que nos últimos dias o movimento aumentou muito e se acentua, sobretudo, pelo período da noite. “Quando dá umas sete horas da noite começa o entra e sai de pacientes. Já vi pessoas chegando de ônibus, sendo carregadas... Fico até apreensiva aqui em casa, porque moro com mãe idosa e com crianças também, e a gente não sabe se essas pessoas estão gripadas mesmo ou com Covid. Sorte que aqui está todo mundo vacinado contra os dois vírus”, observou.

Ômicron tem novo sintoma raro que precisa ter atenção

Na UPA do bairro da Sacramenta, o número de pessoas aguardando atendimento também era grande e a demora também era a reclamação mais comum dos pacientes. Sandra Maria Silva aguardava do lado de fora da unidade enquanto a filha, Iara Silva, ficou na fila da triagem. “Ela está com dores há, pelo menos, dois dias. Inclusive, já havíamos ido ao Posto de Saúde da Pedreira. Lá aplicaram três injeções nela, mas ainda assim não melhorou, pelo contrário, passou a sentir febre. Por isso viemos para a UPA, o problema é o atendimento que demora muito”, comentou.

Em nota, a Sesma informou que algumas unidades de saúde da rede municipal estão com superlotação devido ao atendimento dos casos de síndrome gripal. Por conta disso, a Sesma orienta que a população procure atendimento nas Unidades Básicas de Saúde que estão aptas para atender os quadros leves de síndrome gripal. São mais de 50 unidades distribuídas nos bairros de Belém e nos distritos. Só devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) ou os Prontos Socorros os casos mais graves de síndrome gripal.

Confira como fazer a prova de vida do INSS no seu banco

PREVENÇÃO

De acordo com a Sesma, as medidas adotadas à prevenção da Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel 70%, higienização e distanciamento social, também são eficazes para a proteção contra a gripe. Além disso, o órgão de saúde reitera que a vacina contra a gripe é eficaz e protege contra os casos mais graves da doença. O imunizante está disponível ao público em geral – a partir de seis meses de vida – em todas as unidades básicas de saúde da capital e distritos. Por conta das semelhanças entre os sintomas da gripe com a Covid-19, a Prefeitura de Belém disse que iria intensificar as ações de testagem e ampliar o diagnóstico de síndrome gripal. Em oito Unidades Municipais de Saúde, que prestam atendimento 24 horas, já está disponível a testagem para casos sintomáticos da covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias