plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VÍRUS H3N2

Gripe: Belém reforça atendimento em postos de saúde

O município está ampliando o atendimento em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Imagem ilustrativa da notícia Gripe: Belém reforça atendimento em postos de saúde camera Reprodução

Diante do aumento de casos da Influenza A H3N2 em diversos estados brasileiros, as autoridades sanitárias estão alertando sobre a cepa do vírus que causa a nova gripe e também reforçando o atendimento em atenção básica. Na última quarta-feira (22), a Secretaria da Saúde do Pará divulgou que 41 pacientes foram confirmados com o novo vírus.

As amostras foram encaminhadas pelo município de Belém, na última semana, testaram positivo para o vírus da influenza H3N2 com base nas análise do Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN-PA). Devido o aumento da demanda, a Secretaria Municipal de Saúde - Belém (Sesma) está reforçando o atendimento em 14 unidades básicas de saúde da capital. Serão instaladas tendas nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), começando essa semana, para ajudar na triagem dos pacientes.

A informação foi divulgada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em suas redes sociais:

A prefeitura orienta ainda que pessoas com casos leves de gripe, devem se direcionar às Unidades Básicas de Saúde. Já os casos moderados ou graves, como falta de ar ou queda na saturação de oxigênio, devem ir às UPAs. Em oito UBS que atendem 24h, foi intensificada a testagem para covid-19. São elas:

Gripe: Belém reforça atendimento em postos de saúde
📷 |Divulgação/Prefeitura de Belém

H3N2

A doença tem sintomas parecidos aos de uma gripe comum. Assim como o H1N1, o H3N2 é um subtipo de influenzavírus A. As diferenças entre eles ocorrem por mudanças nas proteínas de superfície – hemaglutinina e neuraminidase. O vírus tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias