plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
POSICIONAMENTO

UFPA mantém exigência de vacinação para aulas presenciais

Comunicado foi emitido horas após anúncio do Ministério da Educação que vetou exigência do passaporte vacinal nas universidades

Imagem ilustrativa da notícia UFPA mantém exigência de vacinação para aulas presenciais camera Passaporte vacinal permanece sendo obrigatório durante as aulas presenciais | Thiago Pelaes/UFPA

Próximo de encerrar o ano de 2021, temas como “vacinação” e “passaporte vacinal” permanecem como um dos assuntos em alta, seja a nível federal ou estadual, especialmente depois de um comunicado realizado, nesta quinta-feira (30), pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, vetando a obrigação do comprovante de vacinação nas dependências das universidades.

+ Tá na conta! Pará paga abono para profissionais da Educação

Nesse parecer, em que Ribeiro diz não ser possível fazer tal exigência em universidades e institutos federais, é estabelecido ainda que a exigência só deva ocorrer se houver uma lei federal sobre o assunto. O parecer foi solicitado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de outubro à Advocacia-Geral da União (AGU) e Controladoria Geral da União (CGU).

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) disse que estuda entrar com uma ação contra a decisão do MEC.

Paralelamente, algumas universidades federais adotaram a exigência do comprovante para alunos e professores terem acesso às áreas, a exemplo da Universidade Federal do Pará (UFPA).

POSICIONAMENTO

Horas após o comunicado da pasta, a UFPA anunciou que manterá a decisão de exigir de sua comunidade escolar o comprovante de vacinação para as aulas presenciais. A instituição esclareceu que, da mesma forma como decidiu suspender as atividades presenciais com base em estudos científicos, também foi com base na ciência que exigirá o passaporte vacinal.

“Foi com base nessas referências que, em diferentes momentos, a UFPA suspendeu atividades presenciais, retomou-as em um sistema híbrido de trabalho e, agora, decidiu pelo retorno pleno à sala de aula. Foi também com base na ciência que o Conselho Superior de Administração da UFPA deliberou, em 14/12/2021, pela exigência do passaporte vacinal a todas as pessoas da comunidade, medida essencial para garantir o direito coletivo à vida”, diz uma parte do comunicado.

VEJA TAMBÉM:

+ IFPA lança edital para técnico-administrativos

+ Seduc abre matrícula para alunos da Educação Especial

+ Salinópolis tem vacinação contra Covid e testagem até dia 1º

A instituição de ensino pontua ainda que o veto estabelecido pelo MEC não está apoiado por estudos científicos. “O despacho do Ministério da Educação, publicado em 29/12/2021, aponta que o passaporte vacinal não pode ser exigido ‘como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais’. O documento, porém, em nenhum momento explicita o fundamento científico da autorização de frequência às aulas por pessoas que recusam a vacinação”, argumenta.

Motivo pelo qual permanece firme em sua posição de seguir o caminho da ciência e amparar suas decisões em estudos sérios sobre o tema. “A Universidade é uma instituição produtora de ciência e que ampara as suas próprias decisões no conhecimento científico. Conta, também, por preceito constitucional, com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. O razoável é esperar que a sociedade como um todo e, sobretudo, os responsáveis por políticas públicas utilizem a ciência produzida na Universidade para proteger a população e não tentar impedir a Universidade de tomar as medidas cabíveis em um cenário de pandemia”, frisa.

“Em respeito à ciência, à autonomia universitária e ao compromisso com a defesa da vida, a UFPA continuará requerendo das(os) alunas(os) e servidoras(es) a apresentação do comprovante de vacinação e buscará implementar as providências adicionais previstas na Resolução 1533/2021 do Conselho Superior de Administração”, conclui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias