O número de histórias com idas e vindas é incontável. Meio que acanhado em uma área nobre da cidade, o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira foi fechado definitivamente neste dia 31 de dezembro de 2021.

A decisão foi tomada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que teve uma reunião em julho com representantes de empresas de táxi aéreo que operavam no local. Nesta sexta-feira (31), o último comunicado foi registrado da torre de controle.

Governo do Estado apresenta proposta urbanística para o Parque da Cidade

"Atenção todas as aeronaves na escuta da torre protásio! Informo que está é a última transmissão da torre protásio. Os colaboradores agradecem por todos esses anos de colaboração, parceria e cortesia no aeródromo. Este que ajudou a formar muitas carreiras, personalidades, amizades e grandes profissionais da aviação. Sempre lembraremos dos momentos de aprendizado. Agora, levamos conosco a história, para que jamais seja esquecida. A Torre Protásio, muito respeitosamente, deseja a todos um feliz e ótimo 2022. Agora, frequência livre para sempre", disse o coordenador de voo.

Conforme informou a Infraero, a desativação do local faz parte de um plano de trabalho que compõe o termo de convênio firmado entre a empresa e o Governo do Estado do Pará, que irá construir o Parque da Cidade, um projeto do governo estadual que deve ter as obras iniciadas no primeiro semestre de 2022.

Foram apresentadas aos concessionários regularmente instalados no aeroporto e que exercem as atividades de transporte aéreo todas as etapas do plano de transição operacional e o detalhamento de cada uma dessas etapas. Não existe, no momento, nenhuma ameaça ao cumprimento dos prazos. 

O Projeto de Construção da nova área de Aviação Geral do Internacional de Belém/Val-de-Cans já foi finalizado pela Infraero. O novo pátio tem capacidade para 50 aeronaves, três novas pistas de taxiamentos, acesso viário e estacionamento de veículos. Um novo terminal, de 340m², foi construído para receber os passageiros e as tripulações.

MAIS ACESSADAS