Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ESPERA

Estoque de vacina contra gripe acaba em Belém

A Sesma aguarda novo repasse de vacinas contra a gripe, o que ainda não tem data para ocorrer.

quarta-feira, 05/01/2022, 08:08 - Atualizado em 05/01/2022, 08:07 - Autor: Com informações da Agência Belém


Imagem ilustrativa da notícia: Estoque de vacina contra gripe acaba em Belém
| Joyce Ferreira/Comus

Na última terça-feira (04), a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informou que, por conta da grande procura de doses de vacina contra a gripe e do recebimento de doses abaixo do esperado contra a Covid-19, o estoque dos imunizantes está praticamente zerado.

A Sesma aguarda o recebimento do que chama "quantitativo significativo" de doses de vacinas da Pfizer, na quinta-feira (06) e continua vacinando normalmente nos pontos de vacinação com as doses de vacina contra a covid-19 por toda Belém, durante esta quarta-feira (05). 

Veja o calendário do saque-aniversário do FGTS em 2022

França registra nova variante do coronavírus: o IHU

Em relação à vacina da gripe, ainda no ano passado, a Secretaria solicitou ao Ministério da Saúde mais doses do imunizante, no mínimo, 100 mil para atender a demanda. A informação repassada pela pasta é a de que a solicitação de Belém foi encaminhada à reserva técnica do Instituto Butantan. 

METAS

Ainda de acordo com a Prefeitura de Belém, foi cumprida 100% da meta estabelecida em 2021 para a vacina da gripe. Mais de 500 mil pessoas foram vacinadas ao longo do ano passado, o que contribui para que os casos de gripe que estão ocorrendo na cidade sejam leves e em sua maioria sem necessidade de internação. 

O mesmo ocorre com a vacina da covid-19. Até o momento, foram aplicadas 1.154.359 primeiras doses, o que corresponde a 77% da população geral de Belém e 90,1% da população vacinável. Em relação à segunda dose foram aplicadas 1.096.727 doses, ou seja, 73,1% da população geral e 85,7% da população vacinável; e 196.112 terceiras doses, o que corresponde a 13% da população total e 96,6% da população vacinável. Avanço que tem contribuído para a estabilidade da pandemia na capital. 

ANTIVIRAL

O medicamento Tamiflu, um antiviral que ajuda no tratamento da gripe e que também estava em falta, já chegou. O medicamento será distribuído nesta quarta-feira (05) para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para os hospitais de Belém, além das unidade de saúde com atendimentos 24 horas.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS