Diário Online
Notícias / Notícias Pará
INFLUENZA

Alta procura faz Tamiflu sumir das farmácias

Remédio antiviral é conhecido por agir impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza tipo A e B

sábado, 08/01/2022, 08:18 - Atualizado em 08/01/2022, 08:18 - Autor: Ricardo Miranda


Especialistas explicam que o medicamento é recomendado para casos grave e para público específico
Especialistas explicam que o medicamento é recomendado para casos grave e para público específico | Divulgação

Em meio à forte onda de gripe provocada pelo vírus Influenza, um medicamento utilizado para combater os principais sintomas da doença já começa a faltar em diversas farmácias da capital paraense.

O Tamiflu, remédio antiviral que tem fosfato de oseltamivir na sua composição, é conhecido por agir impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza tipo A e B. Porém, seu uso é recomendado, sobretudo, para os casos mais graves da doença e para um público específico, como idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas como o diabetes, insuficiência renal, transplantados, soropositivos e pessoas que estão em tratamento contra o câncer, pessoas com doenças crônicas ou outros problemas de saúde.

Leia também:

Pará recebe mais 236.340 doses de vacina para reforço

Ômicron é mortal e não deve ser considerada leve, diz OMS

BOA RESPOSTA

A médica infectologista do Hospital Guadalupe, Andréa Beltrão, lembra que o fármaco foi muito utilizado no surto de gripe provocado pelo vírus H1N1, por ter apresentado uma boa resposta no combate aos sintomas da doença, porém, reforça que seu uso deve ser utilizado apenas em casos específicos. “Hoje em dia o que se vê é que muitas pessoas estão assustadas com os sintomas, até mesmo por ainda estarmos em meio à pandemia causada pela Covid-19. Mas o importante é lembrar que o vírus da gripe pode ser tratado em casa. No início dos sintomas é comum que o paciente apresente febre, mas que depois de três dias logo passa. Vale destacar também que o Tamiflu é um medicamento adquirido apenas com receita médica, mas outros remédios vendidos sem a necessidade de apresentar receita podem perfeitamente auxiliar no alívio dos sintomas da gripe. A procura desenfreada pelo Tamiflu sem necessidade, pode prejudicar pacientes que realmente necessitam do medicamento”, destaca.

 

|
 


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS