plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PONTE DE OUTEIRO

Colisão da balsa com pilar não foi frontal, diz testemunha

Novas testemunhas prestaram depoimento na Delegacia Fluvial. As informações são de que a balsa bateu e se arrastou na pilastra, inclinando-a. A embarcação acelerou para deixar o local antes da queda da estrutura.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Colisão da balsa com pilar não foi frontal, diz testemunha camera Pilar da ponte desaba, após balsa colidir com a estrutura. | Alberto Bitar/Diário do Pará

Novos depoimentos prestados à Polícia Civil têm contribuindo para a compreensão de como se deu o acidente com a ponte Enéas Martins, a ponte de Outeiro, que conecta a Ilha de Caratateua e o distrito de Icoaraci, em Belém. Pescadores artesanais relataram que a colisão entre a embarcação e o pilar não foi frontal. A balsa, que estava carregada de madeira, teria batido pela lateral e raspado a pilastra, que inclinou antes de ruir.

Pilar da ponte desaba, após balsa colidir com a estrutura.
📷 Pilar da ponte desaba, após balsa colidir com a estrutura. |Alberto Bitar/Diário do Pará

Segundo as novas testemunhas, no intervalo de tempo entre o choque e a queda da estrutura, a balsa teria se afastado da ponte em velocidade considerável e adentrado ao Rio Piraíba, onde a navegação não é comum quando a maré está baixa.

Uma ribeirinha, que também prestou depoimento na condição de testemunha, viu o momento em que a pilastra caiu na água e que isto aconteceu depois da passagem da embarcação. “Foi num intervalo de 20 minutos”, disse em depoimento.

Um marítimo que prestou depoimento, anteontem (18), na Delegacia Fluvial, também afirmou que o pilar não caiu no momento da colisão entre a balsa e a estrutura, mas depois.

Polícia Civil apreende balsa suspeita.
📷 Polícia Civil apreende balsa suspeita. |Divulgação/Polícia Civil

A balsa suspeita de ter sido a causadora do acidente foi apreendida pela Polícia Civil e passou por perícia para verificar se os danos que ela apresenta são compatíveis com as do acidente com a ponte. Toda a tripulação prestou depoimento.

Imagens da câmera de segurança desta embarcação já estão sendo analisadas e periciadas, assim como os vídeos coletados das câmeras de monitoramento das empresas que ficam ao longo do Rio Maguari, no perímetro próximo a ponte.

Governo do Estado disponibiliza navios e lanchas para moradores de Outeiro
📷 Governo do Estado disponibiliza navios e lanchas para moradores de Outeiro |Marcelo Seabra/Agência Pará

A estrada para Outeiro continua obstruída, em decorrência da interdição da ponte. O transporte de veículos e moradores tem sido feito por meio de navios, lanchas e balsas disponibilizadas pelo Governo do Estado. O serviço é gratuito. Confira os horários da travessia de navio clicando aqui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias