plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REFORÇO

Belém cria novos pontos de testagem rápida a partir de hoje

Mais três centros de testagem de covid-19 começam a funcionar nesta segunda-feira (24).

Imagem ilustrativa da notícia Belém cria novos pontos de testagem rápida a partir de hoje camera Marcos Barbosa/ COMUS

Não é novidade que a procura por testes de covid-19 tem aumentado significativamente nas últimas semanas, devido a alta procura nas redes pública e privada de saúde, Belém vai ampliar o serviço.

A partir desta segunda, 24, até sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com instituições de ensino superior, abre três centros para realização de testes rápidos para o diagnóstico da doença. A medida leva em consideração o crescente número de casos registrados da doença neste mês.

Segundo a Sesma, cada ponto fará até 200 testes rápidos por dia. O primeiro centro passa a funcionar nesta segunda, 24, das 9h ao meio-dia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá. Os testes serão feitos no complexo Vadião, próximo à Reitoria da instituição.

A partir de terça, 25, até sexta, 28, no mesmo horário, somam-se ao centro de testagem da UFPA mais dois postos, nos seguintes locais: Centro Universitário Fibra (avenida Gentil Bittencourt, 1.144, Nazaré) e Unifamaz (avenida Visconde de Souza Franco, bloco 3, portão da travessa Quinto Bocaiúva).

LEIA TAMBÉM:

R$ 500: prefeitura anuncia auxílio a trabalhadores Outeiro

Helder garante liberar ponte do Outeiro em duas semanas

Teste para quem apresentar sintomas

A Sesma reitera que a testagem é destinada à detecção qualitativa de antígenos do Novo Coronavírus, causador da covid-19, em amostras de nasofaringe de pacientes com suspeita da doença. São priorizadas as testagens àqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma sugestivo de infecção.

Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.

Após a confirmação de um caso de covid-19, segundo a Sesma, deve ser iniciado imediatamente o isolamento social, que só deve ser suspenso após dez dias da data de início dos sintomas, desde que o paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há, pelo menos, 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

A Sesma já disponibiliza à população oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para testagem contra a gripe e covid-19. Também há outras duas unidades da Sacramenta e da Marambaia, que não são 24h, mas estão exclusivas para as pessoas que precisam se testar.

Nas Unidades há também sala de vacinação para adultos e pontos de vacinação para crianças.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:

UBS do Jurunas: Rua Fernando Guilhon, S/N, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;

UBS do Bengui I: Rua Benfica, esquina com São Pedro, S/N;

UBS do Tapanã: Rua São Clemente, S/N;

UBS de Icoaraci: Rua Manoel Barata, Nº 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;

UBS do Carananduba (Mosqueiro): Praça do Carananduba, S/N, entre Av. Beira Mar e rua Santo Antônio;

UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): Av. Beira Mar, S/N, próximo ao mercado da Baía do Sol.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h

Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: Av. Senador Lemos, esquina com a Dr. Freitas;

Unidade Municipal da Marambaia: Av. Augusto Montenegro S/N.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:

1. Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: R. Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro (Outeiro);

2. Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: Rua Manoel Barata, S/N. Ilha de Cotijuba.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias