O jornalista Raymundo Mário Sobral, de 84 anos, foi eleito na tarde desta terça-feira (25) o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele recebeu 29 votos dos acadêmicos e vai ocupar a cadeira de número 4..
Jornalista e escritor com 13 livros publicados, Sobral fundou em 1979 o tablóide PQP - Um Jornal pra Quem Pode. Atualmente ele permanece na ativa, escrevendo diariamente a coluna Jornaleco, no caderno Você, do Diário do Pará.
Seus escritos tem caráter humorístico (o próprio escritor intitula-se "Comendador da Ordem do Macaco Torrado"), usando o falar típico do paraense como forma de comunicação. Em 1987, foi tema da escola de samba Quem São Eles, com enredo O Escambau Ilustrado do Comendador.
“Acho que isso foi reconhecimento do meu trabalho. São mais de 60 anos como jornalista na mídia impressa. Então, antes de mais nada, foi um reconhecimento”, disse Sobral.
Apesar das dificuldades do setor, o novo imortal da Academia Paraense de Letras pretende estender sua carreira. A eleição é um estímulo.
“Eu quero continuar minha coluna Jornaleco, no Você, e também tenho projeto de mais um livro. Sabemos que o grande problema do escritor paraense é o custo para publicar. Muito complicado e caro, não é só escrever. Mas se Deus quiser espero continuar escrevendo”, diz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar