O Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa gratuito de atendimento médico que garante o socorro a qualquer pessoa em qualquer circunstância. Apesar das críticas, muitas vezes infundadas, é elogiado pela eficiência em todo o mundo. Garantir a universalidade é um dos desafios.
Imagens de uma mulher na entrada de uma maternidade pública em Rio Branco (AC) após dar à luz a um bebê, está assombrando milhares de internautas e mostrando uma realidade que desmerece os avanços da saúde no Brasil.
O fato ocorreu na manhã desta terça-feira (25), em Rio Branco, capital do Acre. No vídeo gravado e compartilhado, a mulher, que segundo a narração está em situação de rua, está visivelmente desorientada, olhando para o bebê no chão chorando.
Ainda de acordo com os áudios, um dono de uma lanchonete próxima ao local levou a gestante em trabalho de parto para ser atendida na unidade, mas a equipe não a atendeu e nem disponibilizou cadeira de rodas para que ele a conduzisse.
Minutos após deixá-la no atendimento, ela desceu e pariu o bebê na entrada da maternidade, direto na calçada, em frente onde funciona o atendimento ambulatorial das crianças acompanhadas na terceira fase.
Veja o vídeo:
Após a repercussão do caso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre emitiu uma nota, dizendo que irá apurar a ocorrência. e a equipe que estava de plantão
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar