plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SERVIÇO

Veja se o seu título eleitoral foi cancelado e o regularize

O cidadão deve checar se está em situação regular ou se há necessidade de quitar algum débito e solicitar a regularização.

Imagem ilustrativa da notícia Veja se o seu título eleitoral foi cancelado e o regularize camera Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) já está mobilizando os eleitores a regularizarem o título eleitoral para resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral, ausência ou justificativa nas três últimas eleições ou solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas Eleições 2022. O prazo termina no dia 4 de maio. Para evitar contratempos, é importante se antecipar para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

Leia também: Pará inicia mutirão de testagem até domingo. Veja os locais

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Alessandro Cruz, os eleitores podem regularizar sua situação eleitoral através do site https://www.tre-pa.jus.br/, na aba Serviços ao Eleitor, ou buscar informações pelo Disque Eleitor, no número (91) 3346-8100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Caso o cidadão deseje comparecer ao Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira, deve portar RG e comprovante de residência. Nos interiores do Estado, devem buscar os cartórios eleitorais. O serviço de biometria segue suspenso, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Dentre as principais demandas como transferências e atualização de dados, está também o cancelamento do título de eleitor. O estado do Pará possui cerca de 5,5 milhões de eleitores e, destes, 860 mil estão com o título cancelado. “Temos dois perfis de eleitores. Aqueles que deixaram de votar em uma ou duas eleições não estão com título cancelado e nada impede que eles votem. Porém, devem se regularizar e pagar multa. E tem aqueles que estão com o título cancelado porque deixaram de votar ou justificar em muitas eleições. São três eleições seguidas que cancelam o título e cada turno conta como uma eleição”, destacou o secretário.

A procura para a regularização, segundo Cruz, ainda está tímida, talvez em decorrência da pandemia. No entanto, ele ressalta que o TRE tem feito divulgações no site, nas redes sociais e em cartórios eleitorais para aumentar este volume. “Precisamos de um tempo para nos prepararmos para as eleições com os dados consolidados dos eleitores. Por isso, pedimos que regularizem logo e não deixem para última hora”, orientou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias