
O militar da aeronáutica, Olavo Rodrigues, faz compras toda semana e, nessa rotina, a percepção é a mesma de quem tem esse costume: a alta constante do preço dos produtos nas gôndolas do supermercado. Por conta disso, o encarecimento faz com que as compras sejam feitas de cada vez menos produtos. “As coisas estão muito caras, tudo aumenta toda a semana. Nosso poder de compra diminui mesmo, ainda bem que mora apenas eu e minha esposa que também trabalha”, declarou o militar.
Ainda de acordo com ele, para seguir a rotina semanal de idas ao supermercado foi preciso adotar medidas de economia. “Como gosto muito de hortifrútis, procuro o dia exato em que os supermercados fazem promoção dos legumes, verduras e frutas, justamente porque esse alimento é um dos que mais sobe de preço. É o jeito, pois se não fizermos economia, vamos comprar menos coisas ainda”, completou o consumidor.
Leia também:
Covid-19: Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil casos
Empresas têm até amanhã para aderirem ao Simples
E procurar métodos de economizar nas compras é o conselho da maioria dos economistas, como forma de enfrentar as altas constantes do preço dos alimentos. “A famosa pesquisa é de muita ajuda nessa economia. É por meio dela que o consumidor sabe das promoções específicas como o ‘dia da carne’, ‘dia dos mariscos e hortifrutigranjeiros’, e assim por diante, dos vários supermercados. Ciente disso, ele opta pelos estabelecimentos que estão com os melhores preços”, disse Ana Ferrari, educadora financeira.
Além disso, a educadora financeira aconselha que o consumidor inclua na lista apenas os produtos básicos e os de maiores necessidades, assim como optar sempre pelas marcas que estão com os preços mais em conta. “Essas dicas são válidas para famílias compostas por muitas pessoas, que podem optar por comprar esses produtos básicos no atacado. Trocar marcas conhecidas por menos conhecidas, mas que tem qualidade semelhante também ajuda a economizar”, completou Ana Ferrari.
É nessa busca por economia que o funcionário público Cristóvão Marruaz, 68 anos, tem garantido as compras do mês, mesmo que precise adaptar devido aos altos preços. “Eu percebo esse aumento todo mês que venho fazer compras. Então, eu adoto uma nova forma de economizar, seja levando menos produtos do que o costume, cortando o que não vai fazer falta, e assim vai. É necessário, pois temos que driblar esse absurdo dos preços”, declarou.
“Tenho trocado os produtos de marcas mais caras pelas marcas que estão com o preço mais em conta. Faço isso no leite em pó, leite condensado, óleo de cozinha, em tudo que eu possa economizar. Está tudo caro, então, tenho feito isso para garantir as compras da minha casa”, concluiu Rociléia Santos, 61, comerciante.
Como economizar no supermercado?
Dicas:
1. Não vá ao supermercado com fome ou com pressa
Quando vamos às compras com fome, temos a tendência de gastar mais do que devemos. Acabamos pegando mais produtos por impulso e isso não ajuda em nada a economizar no supermercado. A pressa também é inimiga do bolso. Quando você tenta fazer as compras mais rápido acaba esquecendo o que precisa levar ou pega mais produtos do que deve. Então a dica é coma antes de ir ao supermercado e separe um tempo para as compras sem correria.
2. Tente não levar as crianças junto
Para muitas pessoas isso é difícil, porque não tem com quem deixá-las. Mas é importante saber que as crianças podem ser mais atraídas por produtos mais caros e até supérfluos. Se puder, tente não levar as crianças ao supermercado. Isso ajuda a economizar.
3. Antes de sair de casa faça uma lista do que precisa comprar
Essa dica é importante tanto para você comprar apenas o que necessita, como para diminuir o tempo no supermercado. Com uma lista, você pega todos os produtos de uma mesma sessão e não fica dando voltas dentro do supermercado.
4. Defina um limite do quanto pode gastar
Tão fundamental quando a lista é determinar um valor que você pode gastar na compra. Assim, você controla as compras mantendo apenas o que realmente precisa. Essa dica também pode ser usada em outras situações como uma festa, baladas, viagens.
5. Monte um cardápio da semana
Uma sugestão para facilitar a vida de quem precisa fazer a lista do supermercado é montar um cardápio da semana. Assim, você já tem em mente todos os ingredientes que vai precisar e quais ainda não tem em casa.
6. Aproveite dia de promoções
Muitos supermercados têm dias especiais de produtos de limpeza e higiene, ou dia em que o hortifrúti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia que compensa mais ou que é mais vantajoso.
7. Pesquise preços dos supermercados da sua região
Uma ferramenta que pode te ajudar nesse ponto é um guia de supermercado criado pela Proteste. Ele encontra o melhor supermercado para você conforme o preço dos produtos e a localização.
8. Evite compras mensais ou muito grandes
Outra dica para economizar no supermercado é evitar fazer compras muito grandes ou mensais. Quando você enche o carrinho, corre o risco de incluir produtos que não vai precisar. Além disso, a conta pode fugir do seu controle e, no fim, você acaba gastando mais do que deveria.
9. Avalie a possibilidade de comprar itens no atacado
Também é possível economizar ao comprar no atacado. Mas lembre-se da dica anterior: não se empolgue e compre mais do que deve. Avalie o que realmente é possível comprar no atacado, como produtos não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene.
10. Nunca se esqueça de conferir a validade dos produtos
Um complemento da dica anterior é sempre ficar de olho na validade dos produtos. Não adianta comprar muitas coisas no atacado, se você não for consumir antes do prazo de validade.
Fonte: Serasa.com
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar