O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), concretizou mais um trabalho para preservação da cultura, história e memória do povo marajoara, com a entrega do novo Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, que aconteceu nesta quinta-feira (03).
O espaço idealizado e fundado pelo museólogo e visionário padre jesuíta, Giovanni Gallo, foi entregue totalmente reformado. O projeto arquitetônico de reforma do novo Museu do Marajó foi concebido pelo Departamento de Projetos da Secult, após diversas escutas e participação ativa da comunidade. Ele traz como conceito o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Com uma área útil de 3.062m², o Museu do Marajó conta agora com um grande salão de exposições, remanescente do museu original, incluindo fachada e área de exposições.
Na atual concepção museológica foram incluídos novos espaços associados ao grande salão original: como um novo acesso, através de um hall de entrada voltado para a rua principal, uma lojinha do Museu, área administrativa e apoio técnico, a casa do Padre Gallo, varandas externas voltadas para o bosque do Museu e um novo acesso coberto para a reserva técnica do complexo. Também foram incluídos no novo conceito um conjunto de banheiros públicos e circulações internas ajardinadas.
Nas áreas externas, anexas ao pavilhão principal do Museu, foram incorporadas duas praças, uma interna que conecta o pavilhão principal do Museu à sepultura e à casa do padre Gallo, além da praça externa criada a partir da retirada dos muros do Museu ao longo da nova fachada principal, possibilitando uma interação direta com a cidade.
Com a reforma, o Museu também recebeu novas instalações elétricas, hidrossanitárias, instalações de prevenção e combate à incêndios. Além de iluminação especial para a exposição e climatização geral. O investimento total foi de R$ R$ 3.876.302,95.
Veja como ficou:
O novo Museu do Marajó está de portas abertas!!! Um espaço moderno, com amplo salão de exposição e que preserva áreas do museu original. Mais de 3 milhões de reais investidos, para valorizar a cultura, história e a memória do povo marajoara. pic.twitter.com/AOfigri8a4
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) February 3, 2022
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar