Três centros provisórios de testagem rápida para a detecção da Covid-19, montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), encerram a ação hoje (04), em Belém. Por dia, são ofertados 200 testes e o público pode dirigir-se aos locais sempre no horário de 9h às 12h. Além dos centros, a Sesma mantém em funcionamento a testagem para o rastreio da doença em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os dias da semana, que funcionam 24 horas..
Na manhã de ontem (03) a procura por testes era intensa no centro montado no ginásio da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá. De acordo com o professor Fernando Costa, um dos coordenadores da ação, naquele local o público começa a chegar desde às 5h para garantir as senhas, que estavam sendo liberadas antes das 9h e meia hora depois a distribuição já havia encerrado.
LEIA TAMBÉM:
Vacinação contra covid-19 continua em Belém
“Estamos ofertando o teste swab nasal (coleta de secreções da nasofaringe) para a pesquisa de antígeno. Desde a semana passada, aparentemente, a gente tem observado uma diminuição de testes positivos. Semana passada, dos 200, 40% foram positivos. Nessa semana foram de 15% a 20% positivos”, informou o coordenador.
NEGATIVO
Após sentir sintomas como dores no peito, nas costas e febre, a cabeleireira Cristiane Campos, 47, foi ao centro da UFPA para verificar se foi acometida pela Covid-19. Felizmente, ela saiu do local com o teste negativo. “Como já peguei uma vez vim para tirar a dúvida. Graças a Deus foi a gripe. Cheguei às 6h30 e peguei a senha 14. Hoje só estou com um pouco de dor nas costas. Há 10 dias, meu pai teve todos os sintomas, mas não consegui trazer para fazer o teste nele. Aqui o atendimento foi rápido e o teste também. Aconselho que todos façam para tirar a dúvida“, disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar