plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
UNIVERSO COMPLEXO

Mergulho no Brasil profundo é aposta de Arthur Nogueira

O artista lança músicas, videoalbum e livro que refletem sobre identidade brasileira

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mergulho no Brasil profundo é aposta de Arthur Nogueira camera Novo trabalho traz colaborações com músicos de diferentes estados brasileiros. | Divulgação/Ana Alexandrino

Brasileiro Profundo” é o título escolhido pelo cantor, produtor musical e compositor paraense Arthur Nogueira para abarcar a narrativa poética expressa em três diferentes linguagens, em seu novo projeto. As músicas do novo álbum já estão disponíveis nas plataformas digitais desde sexta-feira, enquanto o videoalbum será lançado nopróximo dia 22, sendo que o primeiro clipe, da faixa-título, já poderá ser visto na terça-feira, 8. O projeto inclui ainda o primeiro livro de Arthur, que reúne as letras que escreveu ao longo de sua carreira como compositor. Gravado em diferentes cidades brasileiras, marca o nascimento de um trabalho desafiador para o artista que mergulha no universo complexo e plural que é o país.

Exposição em Belém revela curiosidades sobre o Japão

“‘Brasileiro Profundo’ é o título da minha mais nova canção em parceria com Antonio Cicero, um grande amigo e poeta brasileiro, membro da ABL [Academia Brasileira de Letras]. Nossas canções são como faróis para mim, pelo fato de ele também ser um filósofo admirável. Conversando sobre o Brasil, nós acabamos compondo sobre o que consideramos ser nossa maior potência, que é o fato de que, em nosso país, cada ser humano parece ser o resultado singular da mediatização recíproca das mais diferentes culturas. Por esse motivo, não é concebível, sobretudo no Brasil, um projeto político que não afirme as diferenças como riquezas, que não apoie as ações afirmativas, como as cotas raciais, e não lute em favor da pluralidade do nosso povo, resguardando o direito de cada indivíduo à diversidade. Não sou eu o brasileiro profundo, mas todos os brasileiros em que valorizamos a complexidade das nossas individualidades, a exuberância das nossas diferenças, a comunhão das nossas liberdades individuais”, explica Nogueira.

A produção e execução desses trabalhos foram desafiadores para o artista, exatamente pela grandiosidade dos projetos, uma vez que “Brasileiro Profundo” envolveu muitos parceiros e três produtos finais diferentes. “Sou um artista independente, então cada passo deve ser muito bem pensado, em virtude da falta de espaço para a música autoral e o momento sombrio que a cultura atravessa no Brasil”, diz Arthur.

O último álbum de compositor dele foi lançado há cinco anos, “Rei Ninguém” (2017). De lá para cá, ele tentou vários patrocínios para gravar um novo trabalho autoral. Quando veio a pandemia, analisou a própria trajetória, pensou sobre o Brasil, a poesia, e isso o levou a compor. “Não podia mais esperar e decidi começar a gravar as canções novas por conta própria”, comenta.

Leonardo Chaves, produtor do álbum, foi um parceiro fundamental. Apesar das dificuldades e do isolamento social, conseguiram reunir, em plena pandemia, um grande time de instrumentistas de diferentes pontos do Brasil, onde a maioria trabalhou em suas casas. A lista convidados reúne, por exemplo, Renato Torres (violão), Luiz Pardal (violino e viola) e Leonardo Venturieri (viola), no Pará; Diogo Gomes (sopros) e Thomas Harres (percussão), no Rio de Janeiro; Richard Ribeiro (bateria), em São Paulo; Allen Alencar (guitarra), em Aracaju; e Zé Manoel (piano acústico), em Recife.

Theatro da paz abre programação de fevereiro, saiba mais

Todas as canções são de autoria de Arthur, sozinho ou com parceiros. Como ele diz, esse é o primeiro álbum em que se assume como “um poeta da canção”. “Porque escrevi como em nenhum outro. Das doze canções do repertório, apenas três não têm letras escritas por mim. Eu só passei a ver algum valor na minha poesia depois que descobri o prazer de trabalhar em cima de uma melodia feita previamente. A música é o que me inspira a escrever. Por isso, para esse álbum, quando não compus sozinho letra e música, pedi a compositores que admiro que criassem melodias para eu letrar”, conta.

O videoalbum tem cerca de 30 minutos, e foi realizado pelo cineasta Vitor Souza Lima. Nele, todas as canções do álbum homônimo se desdobram em videoclipes, ilustrando os caminhos da trajetória artística de Arthur Nogueira, que em 2020 contabilizou 15 anos de música. O videoalbum integra o projeto Guarda-chuva cultural, que tem o apoio da ONG Namazônia, deputada estadual Marinor Brito, Fundação Cultural do Pará (FCP) e Governo do Pará.

POESIA

Completa o projeto o livro “Brasileiro Profundo”, em que Arthur reúne as letras que escreveu ao longo da carreira como compositor, com destaque para o material inédito do álbum homônimo. Ele confessa que nunca imaginou lançar um livro, pois não acreditava que suas letras pudessem se sustentar separadas das melodias. Até que esse processo se concretizasse, outros olhos e mentes foram consultados. “Quando recebi o convite da editora [Amo!], reuni as minhas letras e enviei primeiro a três amigos que admiro imensamente: Adriana Calcanhotto e Antonio Cicero, poetas da canção, e Cleilton Silva, professor e mestre em literatura da Bahia. Eles não só me instigaram a seguir, como contribuíram com textos para a publicação” - o livro tem prefácio de Adriana Calcanhotto e posfácio de Antonio Cicero.

Com o lançamento de “Brasileiro Profundo”, o paraense diz estar em um momento feliz da carreira. E, apesar dos desafios, se orgulha do caminho percorrido, entre canções, projetos e parcerias. “Realizei mais do que poderia imaginar quando era um adolescente sonhando em fazer música em Belém. Se tudo o que eu tenho é o meu trabalho, não abro mão de oferecer o melhor possível sempre, mesmo que nosso tempo pareça me dizer ‘não’”, diz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias