Considerado um ícone de liderança e respeito, faleceu neste domingo (6) o sacerdote Orlando Bassu, pai de santo de Mãe Adansan Yatylyssalefan. O comunicado foi compartilhado por amigos próximos nas redes sociais.
Em vida, o sacerdote exerceu a liderança do Abassá Afro-Brasileiro Lego Xapanã, bem como se tornou conselheiro do segmento Cultura Afro no Conselho Municipal de Política Cultural de Belém e presidente do Conselho de Ritual da União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros (URCABEP-PA).
Nascido em agosto de 1947, iniciou a vida espiritual aos 13 anos diante das primeiras manifestações mediúnicas. Dez anos depois, realizou a iniciação sacerdotal no Tambor de Mina (nação Nagô), no Terreiro Deus é Quem Guia, em São Luís, no Maranhão.
Sua triste partida foi lamentada por amigos e familiares.
“A nação Nagô está em luto. Tenho meu coração voltado para as lágrimas. É triste. Sempre agradeci e agradeço o que foi feito para mim na minha espiritualidade. Gratidão!”, recordou uma internauta. “Nunca imaginei viver esse momento de dor. Dos ilustres Mestres que tive a honra de conhecer e conviver, Orlando Bassú é uma das minhas maiores referências de pai, amigo e sacerdote”, lamentou outra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar