O acidente que desabou parte da estrutura da ponte de Outeiro no dia 17 de janeiro causou uma série de transtornos para a população da ilha, que perdeu o principal meio de acesso ao distrito. Pouco mais de um mês depois, o tráfego no local começou a ser retomado.
A liberação parcial da ponte iniciou nesta segunda-feira (21), com passagem permitida para motociclistas, ciclistas e pedestres. O anúncio da liberação havia sido feito pelo governador Helder Barbalho durante o fim de semana.
“Como havia garantido três semanas depois da assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a reconstrução da ponte, liberaremos a partir das 5 horas da manhã desta segunda-feira (21) o fluxo de motociclistas, ciclistas e pedestres, então, é necessário alinhamento dos órgãos de segurança envolvidos aptos a fazer a liberação do tráfego, com disponibilidade de transporte público dos dois lados da pista, reduzindo os transtornos para a população que vive no distrito”, destacou o governador.
Pela dinâmica apresentada, a ponte será liberada 24h, todos os dias, no entanto, nos horários de maior movimento, será autorizada a passagem de 200 pessoas, 60 motociclistas e 30 bicicletas por vez, pelo leito da ponte, e que deverá ser acompanhada pelos órgãos de segurança.
“Está terminantemente proibida a passagem de veículos de dois eixos e quatro rodas, seja da segurança, ambulância, sob risco de comprometer a integridade da estrutura da ponte“, pontuou Adler Silveira, secretário de Estado de Transportes (Setran).
Também foram definidos os horários de liberação do tráfego na ponte em horários específicos: de 5h às 7h somente no sentido Outeiro/Icoaraci, e de 18h às 20h somente no sentido Icoaraci/Outeiro
Estiveram presentes na reunião representantes da Marinha do Brasil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), entre outros órgãos.
A ponte foi interditada no último dia 17 de janeiro após sofrer um choque de uma embarcação que navegava na área. A liberação parcial da estrutura ocorreu somente após o início das obras de protensão da ponte, que garantiu a estabilidade da construção para a passagem de motociclistas, ciclistas e pedestres
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar