Especialistas garantem: praticar exercícios físicos, por mais simples que sejam, aumenta a expectativa de vida. Pode ser uma caminhada de apenas dez minutos, por exemplo, que, segundo pesquisa da revista científica Jama Internal Medicine, nos EUA, e publicado no jornal The New York Times, pode evitar 110 mil mortes anuais em adultos de 40 anos, e acrescentou benefícios ainda maiores se o tempo dessa prática for de 20 a 30 minutos.
Dormir pouco pode gerar ganho de peso, diz especialista
Praticante diária de caminhada no Portal da Amazônia, em Belém, Juliana Rodrigues, 24, ficou surpresa que a simples prática é capaz de fazer tanto bem para a saúde. “A gente observa as pessoas se esforçando tanto com exercícios pesados, mas é muito bom saber que apenas caminhar traz tantos benefícios. Esse é o único exercício que pratico, bom saber que estou no caminho certo”, disse.
Aumentar a intensidade dos exercícios é justamente o segredo para se obter mais benefícios, pois como, completou a pesquisa da revista científica, se aumentar o tempo de caminhada para 20 a 30 minutos, adotar outras práticas é ainda mais benéfico. “Se caminhar traz tantos benefícios, pedalar é ainda mais saudável. E sinto isso, desde que comecei a praticar ciclismo foram só benefícios, como melhorei a resistência, respiração, disposição e muitas outras coisas”, disse Jaílson Douglas, 18, estudante.
Confira dicas para recuperar a energia após o Carnaval
Entretanto, apesar da importância de se exercitar, aderir a práticas esportivas diferenciadas precisa sempre ser feito de maneira moderada. “Venho praticar boxe aqui no Portal da Amazônia, com minha esposa e amigos. Não nos excedemos, pois os prejuízos podem ser físicos e mentais, inclusive. Queremos manter essa rotina, mas que seja da melhor maneira, dentro de nossa capacidade e termos boa saúde”, declarou Walber Martins, 44, administrador.
Mas, de forma geral, ainda segundo o estudo, o importante é praticar exercícios, independente da modalidade, para sair do sedentarismo. “Natação, musculação, caminhada ou corrida. O certo é se exercitar, cada com sua preferência e moderação”, comentou Fabiano Muniz, 34, militar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar