Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ENSINO SUPERIOR

Estado anuncia a ampliação do Forma Pará durante evento

O programa atualmente é o maior programa de Ensino Superior do país.

segunda-feira, 07/03/2022, 20:40 - Atualizado em 07/03/2022, 20:39 - Autor: Com informações de Cacia Medeiros/RBATV

Google News

Estado anuncia universalização do Ensino Superior nos 144 municípios do Pará
Estado anuncia universalização do Ensino Superior nos 144 municípios do Pará | Cácia Medeiros/RBATV

O governo do Estado anunciou oficialmente nesta segunda-feira (7) a ampliação e a universalização do Ensino Superior nos 144 municípios do Pará, que vai ocorrer através do Forma Pará. 

Atualmente presente em 80 municípios, ano que vem vai alcançar todas as cidades do estado, com maioria de vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e ainda com o status de maior programa de Ensino Superior do país, além de pioneiro no formato presencial que garante formação baseada em cursos voltados especificamente para a vocação econômica de cada região de integração. 

A partir do anúncio, o programa estadual também passa a disponibilizar especializações abrangendo diferentes áreas do conhecimento, para diferentes públicos - quilombolas e indígenas, por exemplo. Os editais para essas modalidades, autorizados a partir da publicação da lei que transformou a iniciativa em programa estadual, serão lançados também nessa ocasião. 

“Nós vamos lançar um novo edital que nos enche de orgulho, porque vamos poder dizer que teremos Ensino Superior nos 144 municípios. Nós seremos o primeiro Estado do Brasil que vai ter qualificação desse tipo. Isso é um legado que não tem preço, porque nós vamos garantir mão-de-obra qualificada aos nossos jovens. Esse é um legado para as próximas gerações”, avalia o governador Helder Barbalho.

A execução do programa, que conta com a parceria de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, e prefeituras, fica a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Recentemente, com o lançamento do edital de credenciamento de IES particulares, o Forma deu mais um passo para aumentar a oferta de vagas e cursos.

"O foco é a redução do déficit do Ensino Superior em todo o Pará, principalmente nos municípios onde não há a oferta de cursos, onde não há polos universitários. O Governo do Estado garante o financiamento, principalmente de bacharelados, para possibilitar que jovens e adultos tenham acesso à faculdade rumo a uma ascensão profissional e pessoal. São três anos de programa, mais de 80 municípios alcançados, e mais de cem turmas formadas em todas as áreas do conhecimento", explica o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS