plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ESPECIAL

Dia da Mulher é fruto de processo histórico de lutas

Data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas, mas, bem antes, o 8 de março já remontava às demandas das mulheres em busca da equidade de gênero

Imagem ilustrativa da notícia Dia da Mulher é fruto de processo histórico de lutas camera Eva Alterman Blay é socióloga e professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP | Divulgação

As conquistas hoje usufruídas pelas mulheres são fruto de um processo histórico de luta, onde nada foi alcançado sem que tenha sido conquistado pela pressão e manifestação delas ao longo dos anos, em todo o mundo. Não à toa, é a partir deste cenário de lutas que se construiu o processo que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de março.

Apesar de oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data tem raízes em processos históricos muito anteriores.

Mulheres são mais conectadas, mas acessam menos serviços

As condições de trabalho impostas pelo processo de industrialização ainda no final do Século 19 e início do Século 20 foram o pano de fundo para o surgimento de manifestações e da organização de trabalhadores fabris.

Realizado por homens, mulheres e mesmo por crianças, o trabalho nas fábricas era executado em jornadas exaustivas, em locais que não garantiam condições mínimas de trabalho e mediante salários insuficientes. Diante deste cenário, o que se via ocorrer eram sucessivas manifestações de operários por melhorias trabalhistas.

Apesar disso, durante muito tempo as reivindicações não tinham como bandeira a igualdade salarial entre homens e mulheres que executassem as mesmas funções. “As trabalhadoras participavam das lutas gerais, mas quando se tratava da igualdade salarial, não eram consideradas.

Creches do Estado beneficiarão 30 mil crianças

Alegava-se que as demandas das mulheres afetariam a “luta geral”, prejudicariam o salário dos homens e, afinal, as mulheres apenas “completavam” o salário masculino”, considera a socióloga e professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Eva Alterman Blay, no artigo ‘8 de Março: conquistas e controvérsias’. “Subjacente aos grandes movimentos sindicais e políticos emergiam outros, construtores de uma nova consciência do papel da mulher como trabalhadora e cidadã”.

Precursora dos estudos sobre os direitos das mulheres no Brasil, a socióloga aponta que a proposta de criação de um Dia Internacional da Mulher se deu ainda em 1910, pela alemã Clara Zetkin (1857-1933), membro do Partido Comunista Alemão. “Ao participar do 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, em 1910, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher sem definir uma data precisa”, diz.

INCÊNDIO

A proposição de um Dia da Mulher, feito por Clara Zetkin, portanto, é anterior ao incêndio ocorrido no dia 25 de março de 1911 em uma fábrica nos Estados Unidos, a Triangle Shirtwaist Company. O trágico episódio levou à morte de 146 pessoas que trabalhavam na fábrica a portas fechadas quando o incêndio teve início.

Dos trabalhadores mortos, 125 eram mulheres e 21 eram homens. “No Brasil, vê-se repetir a cada ano a associação entre o Dia Internacional da Mulher e o incêndio na Triangle quando, na verdade, Clara Zetkin o tenha proposto em 1910, um ano antes do incêndio.

É muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres”, considera a socióloga. “Mas o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias”.

Eva Blay destaca que, em 1908, no último domingo de fevereiro, um grupo de mulheres socialistas fez uma manifestação nos Estados Unidos para reivindicar melhores condições de trabalho e o direito ao voto. A essa manifestação, as trabalhadoras chamaram de Dia da Mulher.

No dia 8 de março de 1917, foram as trabalhadoras russas da tecelagem que entraram em greve, solicitando apoio aos metalúrgicos. “Na década de 1960, o 8 de março foi sendo constantemente escolhido como o dia comemorativo da mulher e se consagrou nas décadas seguintes”, aponta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias