plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ADOTE UMA ÁRVORE

Amazônia: Instituto paraense lança plano contra desmatamento

O projeto tem por objetivo atuar no combate ao desflorestamento, através de um programa de monitoramento e vigilância que evita a exploração ilegal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Amazônia: Instituto paraense lança plano contra desmatamento camera Empresas, instituições, organizações ou pessoas de qualquer lugar do mundo podem contribuir | Divulgação

O Instituto Terra Verde Brasil, do bairro da Cremação, em Belém, está lançando seu projeto "Adote uma Árvore", que tem como objetivo a redução do desmatamento na Amazônia por meio da adoção de árvores. A idealização é do engenheiro florestal Leonardo Carvalho, que identificou o potencial que a preservação do meio ambiente pode oferecer tanto à população local, quanto ao mundo.

“Adotar árvores na Floresta Amazônica representa um instrumento democrático, acessível a qualquer pessoa ou instituição, para atuar positivamente em benefício da preservação da floresta”, destacou Leonardo Carvalho.

O projeto piloto está em fase de implantação na Comunidade Faveira, situada no município de Mojuí dos Campos, a aproximadamente 130 km de Santarém, no oeste do Estado do Pará. A região possui uma extensa área florestal, além de uma gigantesca biodiversidade, composta por sua fauna e flora.

No intuito de conscientizar as pessoas e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes, o projeto busca oferecer uma fonte de renda alternativa através do cuidado e vigilância constante da vegetação nativa.

Ao ser adotada, uma árvore receberá uma identificação única e seu adotante assegura sua proteção pelo período de um ano, contribuindo com o valor único de 60 reais, recebendo seu certificado de adoção, além do selo verde para empresas parceiras, tendo acesso ao monitoramento da árvore via satélite, 24 horas por dia.

"Temos como objetivo preservar a floresta em pé gerando mudança de matriz econômica em vista de cooperar para o desenvolvimento sustentável da comunidade local", disse Jéssica
📷 "Temos como objetivo preservar a floresta em pé gerando mudança de matriz econômica em vista de cooperar para o desenvolvimento sustentável da comunidade local", disse Jéssica |Foto: Jéssica Duarte

Parte do valor arrecadado por adoção será redirecionado para a comunidade local, como um incentivo de frear o desmatamento na região e intensificar a preservação da Amazônia, já que uma árvore em pé tem um valor muito maior que uma árvore derrubada.

“Cada árvore adotada desempenha um papel importante no seu ecossistema. Vai muito além de se manter uma árvore no local que a natureza lhe determinou na floresta”, conclui o diretor Leonardo Carvalho.

As adoções podem ser realizadas no site oficial do projeto, além de um financiamento coletivo para que este possa ser apresentado na COP27, a conferência da ONU voltada para as mudanças das condições climáticas, que ocorrerá em novembro, no Egito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias