No mês da Mulher e com o propósito de discutir o papel, os desafios e as oportunidades para o aumento da presença feminina no setor mineral, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) promovem uma programação especial.
Palestrante nacional alusiva ao Dia Internacional da Mulher
O evento “Empoderamento Feminino na Mineração” foi aberto, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (14), no Espaço São José Liberto, em Belém. A abertura oficial foi do Secretário da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, que destacou a relevância da participação feminina no setor mineral e prestou uma homenagem especial às mulheres representantes de órgãos e instituições do Governo do Estado e iniciativa privada presentes ao evento.
O evento, que também é alusivo ao Dia Estadual da Mineração, celebrado na mesma data no Pará, leva em consideração a ainda baixa representatividade da força de trabalho na indústria mineral que, segundo um levantamento do movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil), em 2021, era de apenas 15% em todo o país, o que reforça a necessidade de ações de estímulo à participação feminina no setor. Segundo os dados do mesmo levantamento, até o ano passado, a participação de mulheres em Conselhos Executivos era de 11%, ao passo que em Conselhos Administrativos era de 16%.
Na programação, palestras e rodas de conversa lideradas por mulheres que atuam na indústria mineral discutirão temas como os obstáculos enfrentados pela liderança feminina nas organizações; a participação feminina nas instituições de ensino e pesquisa; o desenvolvimento de projetos de empoderamento no setor público; os impactos na geração de negócios com a inclusão do gênero feminino; projetos voltados para a inclusão de mulheres na mineração; entre outros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar