Dono de voz forte que marcou gerações pelo seu jeito único de se comunicar aos milhares de ouvintes e telespectadores, Ronaldo Napoleão de Araújo Porto deixou um legado na comunicação do estado do Pará. Devido a isso, inúmeras homenagens foram realizadas em memória ao radialista, narrador e apresentador do Grupo RBA, por ocasião da data que marca o primeiro ano de seu falecimento.
Ronaldo Porto, ou simplesmente locutor "quarenta graus", como era conhecido na radiofonia paraense, faleceu no dia 14 de março de 2021, aos 68 anos, devido às complicações da Covid-19, após semanas de intensa luta pela sobrevivência, em um hospital particular de Belém. Embora com o passar do tempo, a presença do jornalista segue bastante viva na memória dos que conviveram com ele.
Diretor de Esportes da Rádio Clube do Pará, o narrador esportivo Guilherme Guerreiro, relembra a trajetória de Ronaldo Porto, ao longo da vida e carreira. "O Ronaldo sempre uma das vozes mais bonitas do rádio. Uma locução eloquente que deixa muita saudade em todos nós. Além de tudo, espirituoso, vibrante, com uma linda carreira como profissional no rádio e na TV", disse.
TRAJETÓRIA
Ronaldo Porto nasceu em fevereiro de 1952. Era bacharel em Direito e também atuou como professor universitário. Começou sua carreira na comunicação em 1969 produzindo reportagens para a Rádio Marajoara.
Esteve à frente da cobertura de alguns eventos de âmbito internacional pela Rádio Clube e, atualmente, apresentava programas na TV RBA e também atuava em diversas coberturas esportivas. De 1997 a 2000, exerceu também mandato de vereador na capital paraense.
Com locução excelente, Ronaldo foi o responsável pela narração de dois dos maiores feitos dos gigantes clubes da Amazônia: narrou, em 1997, a partida que marcou o tabu de 33 jogos do Clube do Remo diante do Paysandu e, em 2003, a história vitória do Papão contra o Boca Juniors em La Bombonera, pela Libertadores. Relembre:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar