Um grupo de pais e mães de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pobres Servos da Divina Providência, onde funciona a Creche Paz, denunciam que as aulas presenciais, que deveriam ter recomeçado há um mês, não foram retomadas. O motivo seria, segundo eles, a falta de um transformador na rede de distribuição de energia elétrica para garantir o fornecimento de energia no prédio, que fica em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Cerca de 170 crianças estão prejudicadas.
A unidade funciona por meio de um convênio entre o Instituto Pobres Servos da Divina Providência e a Secretaria Municipal de Educação. Desde 2020 que a direção da creche solicita a instalação de um transformador, mas não tem retorno da Equatorial Pará. Como em 2020 e 2021 as aulas ocorreram de forma remota, as famílias ainda não tinha sofrido com o problema.
Com a retomada das atividades presenciais, o ensino estaria prejudicado. Deyse Monteiro é uma das mães de alunos que denuncia o problema. Ela contou que já procurou a direção da creche para saber o que estava acontecendo. "A direção mostrou os protocolos com pedidos do serviço para a concessionária, mas até agora nada. Foram vários pedidos", ressaltou.
Veja como se cadastrar para a castração gratuita do seu pet
Sem as aulas presenciais, o ensino estaria sendo feito de forma remota, porém muitos pais não tem condições de manter as crianças nesta modalidade de ensino, por questões de acesso à Internet e aparelhos para assistir ao conteúdo on-line.
"Tem mãe que precisa deixar a criança na creche para ir trabalhar, não está trabalhando porque não tem aula presencial", comentou Deyse. "Já tentei matricular em outra unidade, mas não consegui vaga", prosseguiu.
Cinco bairros de Belém ficam sem água nesta noite
Procurada pela reportagem, a Prefeitura Municipal de Marituba respondeu que, com exceção das escolas que encontram-se em reforma e que estão com o ensino de forma híbrida, todas as escolas da rede municipal de ensino retornaram às aulas presenciais, de forma gradativa, desde o dia 7 de fevereiro.
Já a Equatorial Pará informou que a primeira solicitação de ligação nova da Creche Nossa Senhora da Paz foi realizada em 09 de novembro de 2021, "no entanto, o serviço não foi realizado pois o padrão de entrada para realizar a ligação não foi instalado, o que é de responsabilidade do solicitante".
"Uma nova solicitação de ligação foi realizada em janeiro deste ano e após avaliação das equipes técnicas foi definido que para realizar a ligação há a necessidade de uma obra, visto que o transformador existente na localidade não suportaria a carga que a creche exige", disse..
"Após a realização do projeto e apresentação do orçamento ao solicitante, que foi realizado em fevereiro e dentro do prazo regulatório, a Equatorial Pará tem 60 dias para realizar a obra e disponibilizar o fornecimento de energia na creche. O prazo finaliza em 21 de abril, mas a distribuidora não medirá esforços para atender no menor tempo possível", completou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar