Mais uma unidade de um projeto nunca antes visto no País será entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, no sábado (19), em Marituba, a Usina da Paz Nova União. Um grande aparelho público com foco no fortalecimento comunitário, o resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social, tendo como aliado ações integradas de 22 secretarias estaduais e órgãos parceiros.
O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, e na Cabanagem, em Belém, desde janeiro, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral.
DIFERENCIAL
A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Veja também:
- Equatorial troca aparelhos velhos por 50% do valor de novos
- Estado investe R$ 53 milhões em qualificação profissional
- Governador vai autorizar construção de creches no Pará
O diferencial desta UsiPaz é a utilização do rio Uriboca para práticas de atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O projeto está em andamento e, em breve, será ofertado à população.
A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).
SERVIÇOS
Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que ofertarão diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
Serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.
O complexo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 8h às 14h. Aos sábados, das 14h às 18h, e aos domingos, das 08h às 18h, irá funcionar por demandas da comunidade e/ou pelas secretarias e fundações para a realização de eventos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar