Diário Online
Notícias / Notícias Pará
TRANSPORTE

Aeroporto de Tucuruí se prepara para voos noturnos

O local passou por obras de balizamento e ampliação na extensão e largura das pistas de pouso e decolagens.

quinta-feira, 17/03/2022, 18:46 - Atualizado em 17/03/2022, 18:46 - Autor: Wesley Rabelo com informações de assessoria

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Aeroporto de Tucuruí se prepara para voos noturnos
| Divulgação/ Ascom

Distante a cerca de 300 km de Belém e conhecida como “a terra da energia'', devido a Usina Hidrelétrica no Rio Tocantins, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW, Tucuruí deve contar em breve com uma pista de pousos e decolagens pronta para voos em qualquer horário do dia no aeroporto do município. 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) juntamente com a Prefeitura de Tucuruí buscam a autorização para que o Aeroporto de Tucuruí Cláudio Furman passe a operar voos noturnos. O local passou por obras de balizamento e ampliação na extensão e largura das pistas que já foram concluídas. 

De acordo com o Secretário Interino de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Alan Ribeiro, todas as obras solicitadas pela Anac estão sendo executadas dentro das normas brasileiras de segurança. O titular da pasta informou ainda que 50% do processo de balizamento de iluminação do aeroporto está concluído e, já está sendo finalizada a casa de força para o cabeamento e instalação de novas luminárias.

"Tudo isso para transformar o aeroporto de Tucuruí em um dos mais modernos do Estado, o que ajudará a impulsionar a economia da cidade, facilitando investimentos e novos negócios", disse o prefeito do município, Alexandre Siqueira (MDB).

O aeroporto está sendo vistoriado pela Agência Nacional de Aviação Civil para análise de todos os equipamentos que já estão instalados. Outra novidade é a troca da atual aeronave, Cessna Grand Caravan com capacidade para nove passageiros por um modelo maior que é a ATR - 42. Uma aeronave comercial bimotor, pressurizada, de médio porte, asas altas, propulsão turboélice e capacidade para transportar até 50 passageiros, além de oferecer mais conforto e segurança. 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS