A 6ª edição do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel, o Red Bull Paper Wings, reuniu ontem (23), na Universidade da Amazônia (Unama), campus Ananindeua, competidores que puseram em prática habilidades de arremesso, criatividade e dobraduras em papel. Os candidatos puderam decolar em três modalidades: Maior Distância, Maior Tempo de Voo e Acrobacias, sendo esta última 100% on-line e via TikTok.
Nesta primeira fase, os estudantes foram separados em 20 qualificatórias que acontecerão em 18 cidades pelo País. Os oito melhores pilotos no ranking geral das categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’ garantem vaga para a etapa nacional, que será disputada em abril, no Rio de Janeiro. Na grande decisão, além do título brasileiro, os vencedores carimbam passaporte visando à disputa da etapa mundial do Red Bull Paper Wings, no Hangar-7, na Áustria. O vencedor da categoria Acrobacias será anunciado no dia 22 de abril.
Ao todo, 311 alunos da Região Metropolitana de Belém (RMB) se inscreveram nas categorias, o que superou a expectativa dos organizadores do evento. “Mesmo no meio de uma pandemia tentamos fazer todos os eventos de uma forma grandiosa e esperávamos um público bom, mesmo com algumas restrições. Nossa expectativa era em torno de 200 candidatos, porque sabemos que o público está ávido para estar em eventos presenciais, mas alcançou um número muito superior. Belém foi a segunda maior regional em número de inscrições”, declarou o coordenador do núcleo de eventos da Unama, Lucas Nascimento.
ARREMESSOS
O primeiro arremesso do campeonato, na categoria Maior Distância, surpreendeu o público atingindo a marca da 15,15 cm. Foi da estudante do curso de psicologia, Luana Pinheiro, 21 anos. Sem nenhum treino antecipado, ela também se admirou com o alcance do avião. “Na hora de lançar não imaginava que conseguiria essa distância”, afirmou. As regras do campeonato permitem duas tentativas por categoria, e nesta segunda, a marca alcançada por Luana foi de 7,15 cm. Os inscritos também montavam seu próprio avião, e como a universitária não lembrava mais como fazer, resolveu assistir com os amigos alguns vídeos no YouTube, com instruções de montagem. “Todo mundo se ajudou um pouquinho”, destacou.
Também sem treinar antecipadamente, já que soube do evento no dia, o estudante do curso de Educação Física, Leonardo Carneiro, 23 anos, conquistou a distância de 14,91 cm. Mas ele queria mais. “Eu confiei no ‘meu taco’. Como faço educação física, acredito que tenho aptidão para fazer algo bacana e deu certo. Mas podia ter sido melhor. A gente sempre quer um pouco mais”, contou ele, sorridente. Na segunda tentativa, Leonardo alcançou 13,83 cm. Um dos responsáveis pelo evento, Gabriel Sousa, destacou que o público foi bastante participativo, sobretudo, por ser uma forma de entretenimento que agrega habilidades. “Ajudou os alunos a saírem um pouco da rotina da pandemia e dos estudos, estimulando-os de alguma forma aos jogos universitários. É sempre muito bom ter este tipo de entretenimento, pois utiliza várias habilidades, dentre elas, a montagem do avião. Quem faz física ou matemática, por exemplo, entende melhor de angulação, de tempo e isso ajuda bastante”.
SELETIVAS
Com mais de 60 nações na disputa, O Campeonato Mundial de Aviões de Papel retornou após três anos, respaldado pela Paper Aircraft Association. Contou com a presença de mais de 60 países e 405 qualificatórias pelo mundo. No Brasil, as seletivas da competição vão passar por diversas cidades.
PARA ENTENDER
CATEGORIAS
l Maior distância: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.
l Maior tempo de voo: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.
l Acrobacia: O participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade, posta em seu perfil aberto ao público no TikTok, marca @redbull e adiciona as #Brasil e #redbullpaperwings. Os vídeos serão submetidos a um painel de jurados brasileiros, que vão considerar engajamento, performance do voo e criatividade para definir quem ficará com o título.
l O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no País e no mundo por meio do site http://paperwings.redbull. com/br-pt/
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar