Faltando pouco menos de um mês para a Páscoa, que este ano será celebrada no dia 17 de abril, as propagandas dos ovos de chocolate já estão por toda parte. Inspirados, por exemplo, no Bentô Cake – o mini bolo de origem coreana que é a nova sensação na internet – e em personagens do universo infantil, as opções de ovos artesanais são variadas e enchem os olhos do público, sobretudo, nas redes sociais.
Nas páginas virtuais das docerias artesanais, as profissionais do ramo já começaram a divulgar os cardápios com sabores e valores dos ovos e demais produtos, como trufas e bolos. As encomendas também iniciaram.
Dentre essas pessoas que garantem uma boa renda extra nesse período está a confeiteira Roberta Chemelo, 26, que também é advogada, mas há um ano e meio se dedica exclusivamente à confeitaria. “Estudei alguns anos para concursos e ao mesmo tempo ia fazendo os bolos como uma renda. Me apaixonei e nunca mais larguei (a confeitaria)”, disse.
A preparação para esse período inicia pelo menos dois meses antes da Páscoa por representar o maior faturamento do ano, segundo Roberta. “A Páscoa é a maior campanha por ser a mais lucrativa. A gente já vai pensando na identidade visual, nas embalagens, nos chocolates e insumos. Tem que fazer o cardápio, a precificação dos ovos. Então, é um preparativo bem extenso e, para isso, o ideal é começar uns dois meses antes para dar tempo de fazer tudo com calma”, pontuou.
A confeiteira espera faturar entre R$ 8 mil a R$ 10 mil na campanha deste ano. Para atrair a clientela, ela aposta na inovação do cardápio.
“A nossa grande novidade, com certeza, é o ‘Bentô ovo’, que veio do Bentô Cake, aqueles bolos na marmita com frases engraçadas, personalizados da maneira que o cliente quiser. Você pode escolher qualquer sabor do cardápio e especificar o que você quer na cobertura”, informou. As encomendas podem ser feitas por meio da página da doceria no Instagram. No cardápio, há ovos a partir de R$ 35,00.
ENCOMENDAS
No ato da encomenda, geralmente as docerias artesanais solicitam um sinal do cliente. Ou seja, o pagamento de uma porcentagem antecipada do valor total do ovo. No caso da confeiteira Andréa Barros, 27, que comercializa ovos de Páscoa há 7 anos, ela solicita 50% do valor para garantir a sua encomenda.
Os kits infantis de Andréa estão a partir de R$ 50,00. Já os ovos de colher estão a partir de R$ 55,00. Além disso, ela presenteia com 10% de desconto o cliente que fizer sua encomenda até o final deste mês.
“Acabou o Natal, já estamos pensando na Páscoa. Já tenho tudo esquematizado: embalagem, sacolas personalizadas, chocolates, formas de ovos, laços. Esse ano padronizei tudo. A gente sempre vem com novidades, porque os clientes gostam disso. Ano passado nosso campeão de vendas foi o Kit-Kat e de morango com Kinder. Esse ano tenho um modelo com um pote de Nutella em cima e um kit degustação com seis ovinhos, um de cada sabor. Já estamos recebendo encomendas”, garantiu.
Ano passado, Andréa faturou entre R$ 6 mil e R$ 7 mil com a venda dos ovos. Este ano, ela pretende dobrar o faturamento. “A minha loja é virtual. Envio para blogueiras perfis de comida para ajudar na divulgação. Na Páscoa passada tinha 6 mil seguidores e esse ano estou chegando a 11 mil. A maior propaganda é o boca a boca. Também faço um kit infantil que busco de fora. Tem Tik Tok, Naruto, Free Fire, temas que a criançada gosta. Vem com uma caixa explosão, desenhos, caça-palavras, lápis de cor. Vem a casca do ovo, recheio, confeito e a criança monta do jeito que ela quer”, destacou a confeiteira.
TEMPO LIVRE
Layla Lahire, 26, começou a vender ovos de chocolate em 2019, quando ficou desempregada. Intérprete de Libras, ela conseguiu um emprego este ano, mas, mesmo assim, vai produzir os ovos no seu tempo livre. Ela está organizando os insumos para garantir as encomendas dos clientes e disse que facilita a entrega dos produtos na capital paraense.
“Este ano não quis trazer novidade, ano passado coloquei trufas. Como estou trabalhando, não vou ter tanto tempo para me dedicar às produções. Terei somente ovos de colher com sabores especiais. Já comecei a divulgar nas minhas redes sociais. Geralmente os sabores tradicionais como brigadeiro e especiais saem bastante, como o de chocolate e brownie e o sensação, que vem morangos por cima”, informou.
Além disso, Layla trabalha somente com dois tamanhos de ovos, os que têm mais saída, sendo os de 250g e 350g. Os produtos custam entre R$ 30,00 e R$ 50,00, dependendo do tamanho e do sabor.
“Esse ano vou aceitar encomendas até o dia 10 (de abril). É o tempo que tenho para produzir, principalmente as casquinhas, que dão mais trabalho e têm uma validade maior. Produzo com uma semana antes. Já os recheios têm que ser no dia. Ano passado faturei cerca de R$ 2 mil. Torço para que se repita esse ano. O cliente pode pedir pelo meu Instagram, Facebook e WhatsApp. Se a pessoa tiver 30% do valor para dar de sinal já aceito. Acredito que ainda dá tempo para quem quiser aproveitar e também faturar um extra vendendo ovos”, pontuou.
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