plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FRAUDES

Fuja dos golpes amorosos pela internet

Quase 10 mil pessoas caíram em golpes nos sites de relacionamentos virtuais em apenas três meses. Muitos admitiram que foram vítimas de perfis falsos. Saiba como usar as redes a seu favor e fugir de armadilhas.

Imagem ilustrativa da notícia Fuja dos golpes amorosos pela internet camera O documentário ‘Golpista do Tinder’, que ficou mundialmente conhecido por aplicar golpes em mulheres, reacendeu o debate a respeito do comportamento desses criminosos. | Divulgação

Uma pesquisa realizada entre fevereiro e março deste ano pelo aplicativo dfndr security, da empresa especializada em cibersegurança, a PSafe, ouviu 10.755 usuários do sistema Android no país sobre golpes em relacionamentos virtuais. Deste total, 34,38% dos participantes afirmaram ter se relacionado com alguém que conheceram na Internet e, desses, 24,59% responderam que já foram vítimas de perfis falsos.

Recentemente, o documentário sobre o caso do Golpista do Tinder, que ficou mundialmente conhecido por aplicar golpes em mulheres, reacendeu o debate a respeito do comportamento desses criminosos, que utilizam perfis falsos para seduzir usuários com o objetivo de aplicar golpes financeiros. Eles são chamados de scammers.

As projeções da pesquisa foram feitas com base na atual população de 131.1 milhões de pessoas que usam o Android no Brasil. O estudo revelou ainda que 25,50% das pessoas vítimas de criminosos, o que corresponde a uma a cada quatro pessoas, tiveram alguma perda financeira em decorrência do relacionamento falso.

SINAIS DE ALERTA

De acordo com o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, existem alguns sinais que devem ser observados pelos usuários dos sites de relacionamento que podem sugerir que aquela pessoa pode ser um golpista.

“Alguns sinais são importantes para que as pessoas não se tornem vítimas. A maioria das pessoas (34,33%) revelou que descobriu o golpe porque desconfiou das fotos, que é um dos pontos de atenção, mas não o único. Em seguida, veio o fato de nunca fazer uma chamada de vídeo (19,80%) e também comportamento suspeito nas redes sociais (17,95%)”, alerta o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Somente nos últimos seis meses, a PSafe bloqueou mais de 8,5 mil perfis falsos, demonstrando que os golpistas estão presentes em diferentes redes sociais. “Os principais aplicativos que sofrem esses ataques são Facebook, Instagram e Tinder. E aí está o perigo, porque essas são algumas das principais redes em que as pessoas se relacionam”, explicou Simoni.

A pesquisa mostrou ainda que os principais sites em que os usuários se conhecem para um relacionamento são: Facebook (36,53%), seguida por outros (31,31%), Badoo (10,50%), sites de jogos on-line (7,93%), Instagram (6,79%) e Tinder (5,16%). Por outro lado, a pesquisa demonstrou também uma insegurança por parte dos usuários, uma vez que 71,29% afirmaram não se sentirem seguros nessas plataformas.

PARA ENTENDER

Cuidados para não cair em golpes nas redes sociais:

- Antes de entrar em um relacionamento, verifique o perfil da pessoa em outras redes sociais, como Instagram e LinkedIn. Pessoas com poucas informações, apenas uma foto ou poucos amigos e seguidores podem indicar um alerta.

- Em redes sociais como o Facebook, Twitter ou Instagram, você pode verificar se um perfil é falso com o dfndr lab. Basta copiar o endereço da URL do perfil do qual você desconfia e colar na Análise de Links do site. O resultado sai em poucos segundos.

- Você também pode contar com a ajuda de uma solução de segurança como o dfndr security, que também identifica links falsos no seu smartphone.

- Procure marcar os primeiros encontros em locais públicos, deixe amigos e familiares avisados sobre a pessoa com quem vai se encontrar e, a qualquer sinal de perigo, procure ajuda.

(FONTE: Site www.psafe.com)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias