plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MERCADO

Como fazer currículo pelo celular? Veja algumas dicas!

Segundo o Google, os brasileiros passaram a buscar mais informações no site de como elaborar o documento. Veja dicas de especialista

Imagem ilustrativa da notícia Como fazer currículo pelo celular? Veja algumas dicas! camera Fazer currículo está entre as principais buscas no Google | (Divulgação)

Os brasileiros cada vez mais buscam melhores formas para ingressar no mercado, e tudo começa pela elaboração de um bom currículo. Segundo o Google Brasil, a busca no site pela palavra “como fazer currículo pelo celular” cresceu 270% no ano passado em comparação a 2017. O interessante também é que a palavra “como fazer currículo” é a 17ª pergunta mais feita pelos brasileiros na categoria “como fazer” desde 2014.

Saiba como fazer seu currículo se destacar nas seleções

Segundo a consultora de Gestão de Pessoas, Ana Alice de Mello Nunes, um bom currículo deve possuir informações objetivas sobre o candidato e também um visual bem mais moderno. “Hoje em dia, para chamar a atenção do recrutador é preciso mudar um pouco o estilo daquele currículo tradicional e cheio de informações. Colocar elementos e utilizar uma boa combinação de cores mostra personalidade. Aproveitar de forma adequada o espaço com uma boa formatação também é essencial”, diz.

Hydro abre inscrições para 70 vagas de jovem aprendiz

No geral, a entrevistada conta que as pessoas estão enviando currículos com apenas uma folha, e que isso deve ser mantido. “É preciso que o candidato entenda que o recrutador recebe vários currículos. Então, usar informações que não vão agregar tanto naquele momento pode prejudicar a análise. Mas claro, dependendo do que o cargo exige e, se você tem muito tempo de mercado e experiência, é válido uma segunda lauda”, destacou Ana Alice.

A especialista apontou outros elementos que são dispensáveis na hora de elaborar o documento. “Sabe aquela palavra ‘currículo vitae’? Não precisa mais colocar. A pessoa pode iniciar logo com o nome na parte superior da folha. Algumas pessoas também ainda colocam foto e o endereço nesse início, mas não há uma obrigatoriedade, somente se o recrutador que vai fazer a avaliação informe essa exigência”, frisou.

OBJETIVIDADE

Seguindo para a área onde o profissional deve informar seus objetivos, a consultora lembra que o espaço deve ser preenchido de acordo com o cargo almejado. “Aqui deve-se evitar aqueles textos longos. É um campo de grande importância e por isso seja direto e objetivo com a vaga que você está concorrendo”, disse. “Às vezes, pegamos currículos que não possuem esse direcionamento ou até mesmo fugindo das atribuições das vagas ofertadas”, comentou.

Ana Alice também chama atenção para o preenchimento do campo referente ao nível de escolaridade. “Esse é um ponto que muita gente também ainda erra na hora de fazer o currículo. É comum a gente pegar alguns da seguinte forma: Nível médio em tal instituição, seguido da graduação e especializações. O erro está na primeira informação. Se você já possui uma graduação, subtende-se que passou pelo nível médio. Então, essa informação pode ser retirada, sem problemas, do currículo”, argumentou.

Como fazer currículo pelo celular? Veja algumas dicas!
📷 |Diário do Pará

A especialista destaca que o cuidado com a formatação do currículo também pode pesar na decisão dos recrutadores. “Além de tornar o currículo aparentemente mais chamativo, todos esses cuidados na concepção também falam muito sobre o profissional. A partir desse detalhe é possível, por exemplo, saber as competências que a pessoa possui. Se ela é criativa, detalhista, gosta de fazer o trabalho de forma aprimorada e etc. Tudo isso acaba influenciando na escolha final”, lembrou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias