plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RELATOS

Náufragos da Bom Jesus falam como resgate aconteceu

Os seis integrantes contaram detalhes do acidente que sofreram e o que fizeram enquanto aguardavam ajuda

Imagem ilustrativa da notícia Náufragos da Bom Jesus falam como resgate aconteceu camera Os seis tripulantes da embarcação Bom Jesus e a equipe da Marinha do Brasil que fez o resgate | Marinha do Brasil

Seis pessoas da embarcação Bom Jesus foram encontradas com vida e resgatadas na última quarta-feira (13) na Ilha das Flechas, distante cerca de 150 km da capital paraense. A tripulação saiu no dia 24 de março, de Santarém (oeste paraense), com destino ao município de Chaves, no Marajó.

Resgatados pouco mais de 17 dias depois pela Marinha do Brasil, graças a um bilhete enviado dentro de uma garrafa pela tripulação e que foi encontrado por pescadores próximos, os seis integrantes contaram os detalhes do acidente que sofreram e o que fizeram enquanto aguardavam ajuda.

+ As fotos do resgate dos tripulantes de navio desaparecido

Fogo na embarcação

“Estou desempregado. Saí de Santarém para fazer essa viagem. Durante a viagem pegamos um temporal e a embarcação pegou fogo na parte da cozinha. E nós começamos a jogar a embarcação para ver se encontramos uma praia, onde ficamos 17 dias. Com a força de Deus e com a Marinha do Brasil conseguimos sair através de uma boia, quando escrevemos um bilhete e fomos achados”, o relato emocionante de Jeferson Marcos dos Santos foi feito à equipe da Marinha do Brasil, pouco depois de ter pisado em terras firmes na capital paraense.

Ele e os outros cinco colegas foram surpreendidos por um temporal, que os obrigou a conduzir a embarcação o mais rápido possível até a praia mais próxima, onde pudessem aguardar um tempo favorável. Foi então que o incêndio se alastrou na cozinha do navio, provocando o naufrágio.

Tripulação montou uma pequena barraca na Ilha das Flechas
📷 Tripulação montou uma pequena barraca na Ilha das Flechas |Marinha do Brasil

Náufragos na ilha

Os seis tripulantes da embarcação Bom Jesus passaram 17 dias na ilha e usaram alimentos que estavam no barco, além da água da chuva. Joelson Silva da Costa e Jeferson, o auxiliar de máquinas, tiveram a ideia de colocar as informações sobre seu paradeiro em um bilhete dentro de uma garrafa.

LEIA TAMBÉM: Bilhete dentro da garrafa salvou tripulação de barco no Pará

Ela foi amarrada em uma boia e jogada ao mar. Não demorou muito até que pescadores que estavam na região costeira da ilha encontrassem o bilhete escrito pela dupla, indicando o local do naufrágio e alertando as autoridades locais.

Tripulação foi resgatada e trazida para Belém, onde recebeu atendimento médico
📷 Tripulação foi resgatada e trazida para Belém, onde recebeu atendimento médico |Marinha do Brasil
Tripulação foi resgatada e trazida para Belém, onde recebeu atendimento médico
📷 Tripulação foi resgatada e trazida para Belém, onde recebeu atendimento médico |Marinha do Brasil

Atendimento médico

O resgate foi realizado pela Marinha do Brasil em conjunto com órgãos estaduais. Os seis integrantes foram trazidos para Belém em um helicóptero Super Cougar. Na aeronave, receberam os primeiros atendimentos pelos militares.

Embora aparentassem bom estado geral de saúde, foram encaminhados em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel) para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Sacramenta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias