plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CONFLITO

Xipaya denuncia invasão de garimpeiros em terra indígena

A cacique Juma Xipaia usou as redes sociais para chamar atenção das autoridades sobre invasão em terras indígenas no Pará. Em vídeos no Instagram, ela relata temor de conflito e violências na região, situada no Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Xipaya denuncia invasão de garimpeiros em terra indígena camera Juma Xipaia, cacique a aldeia Karimaa | Reuters

Garimpeiros teriam invadido, por balsa, o território indígena Xipaya, nesta quinta-feira (14), segundo a indígena Juma Xipaia, cacique da aldeia Karimaa, no Pará.

Chegada de sobreviventes em terra firme emociona no Pará

De acordo com o relato da cacique, publicado em suas redes sociais, os invasores usaram de violência contra o seu pai, que registrava a movimentação com um celular.

"Estão invadindo nosso território. Entraram com uma balsa supergigante. Agiram com violência com meu pai. Tentaram pegar o celular dele, porque estava filmando. Guerreiros estão descendo para pedir que saiam do território", afirmou Juma.

"Estamos com muito medo. Estou aqui para morrer do coração. Muito aflita porque não sei o que vai acontecer com meus parentes", disse ainda ela.

Nesta sexta-feira (15), Juma publicou novo vídeo relatando que a balsa havia se afastado da aldeia.

"Foi muito rápido. Quando saíram de manhã para o castanhal, não tinha mais [balsa]. Era uma balsa de dois andares. Equipamentos grandes e caros. Tem grande financiador atrás disso", disse ela.

Por nota, a Polícia Federal afirmou que enviou reforço para a segurança na região da aldeia em conjunto com Força Nacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Equipe da Força Nacional que fazia segurança de uma fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista do Iriri, que fica próxima à terra indígena Xipaia, já está no local. Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba/PA estão em deslocamento, com apoio da FUNAI, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Resex do Iriri e na terra indígena Xipaia", diz a nota. A Funai ainda não se posicionou.

Pastor que pediu propina no MEC esteve 35 vezes no Planalto

O relato surge três dias depois da morte de dois indígenas Yanomami num conflito com membros de outra aldeia acompanhados, segundo relatos, de garimpeiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias