
Belém é uma cidade cercada de encantos, sabores, cultura e imaginário rico em histórias de lendas e supostos acontecimentos. Um clássico da literatura paraense, o livro de Walcyr Monteiro "Visagens e Assombrações de Belém" trouxe uma das histórias mais lembradas pela população: "A Moça do Táxi".
Hoje é celebrado o aniversário de Josephina Conte, a famosa "Moça do Táxi". Nascida em 19 de abril de 1915, a lenda diz que, neste dia, ela pedia um táxi para dar uma volta pela cidade, por gostar de andar de carro nas ruas de Belém e, quando os taxistas a deixavam e iam até a casa do patriarca da família Conte cobrar pela corrida, descobriam que a mesma estava morta.

Até os dias de hoje, o túmulo dela, localizado no Cemitério Santa Izabel, é presenteado com flores e carros de brinquedo. De acordo com Nathan de Moura, especialista em apurar histórias e lendas paraenses e dono do perfil "Belém de Arrepiar" nas redes sociais, ela se tornou uma santa popular, porque as pessoas começaram a fazer pedidos a Josephina em seu túmulo e agradecer pelas graças alcançadas.

Sobre o medo que muitas pessoas sentem ao ouvir a lenda, o especialista afirma que, apesar de ser sobrenatural, ele admira a história. "A Josephina Conte está na nossa cultura e imaginário paraense. Isso aconteceu porque foi muito difundido pelo saudoso Walcyr Monteiro, que levou a história dela até para o Japão", conta.

FAMILIARES
Ele diz que mantém, até hoje, contato com familiares de Josephina. Para publicar sua primeira obra, intitulado "O livro assombroso", Nathan conversou com Rita e Paulo Conte.

"A Rita encara a lenda sobre a tia dela com respeito e admiração. Sempre me recebeu muito bem e no documentário, mostro uma entrevista com ela na casa dela, mostrando com maiores detalhes, a visão que ela tem dessa lenda e contando também a história da família dela, inclusive mostrando fotos", revela.
WEBSÉRIE
Nathan de Moura lançou na manhã desta terça-feira (19), a websérie "Josephina Conte: muito além da lenda", que conta com diversos relatos de pessoas ligadas a "Moça do Táxi", de admiradores da santa popular e curiosidades sobre a história.

Para assistir a websérie, que terá três episódios, basta acessar o canal "Belém de Arrepiar" no YouTube.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar