plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA

Belém registra aumento de 133% nos casos de malária

Somente entre os meses de março e abril de 2022, a capital paraense registrou 21 pacientes infectados pela doença, contra nove que foram contabilizados durante o ano passado inteiro.

Imagem ilustrativa da notícia Belém registra aumento de 133% nos casos de malária camera O aposentado César Corrêa aproveitou a ação da Sesma para verificar se está ou não com malária | Celso Rodrigues

Por conta do aumento no número de casos de malária, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) promoveu, na manhã de ontem, o dia “D’ de combate à doença na capital. Segundo a Sesma, nos meses de março e abril deste ano, o município registrou 21 casos positivos da infecção, o que acendeu o alerta da pasta.

Belém registra 21 casos de malária em dois meses

As ações educativas foram realizadas nos arredores do Solar da Beira, na feira do Ver-o-Peso, e reuniu profissionais de saúde que montaram uma força-tarefa para conscientizar a população sobre a prevenção e os sintomas da doença, além da distribuição de material informativo para os presentes.

César Corrêa Gonçalves, 70, aproveitou a atividade para fazer o teste que sai em 24 horas. “Confesso que eu não estava sabendo da ação, mas quando eu vi, aproveitei logo para verificar se está tudo certo com a minha saúde, pois a malária está aí e precisamos nos prevenir”, contou o aposentado.

Malária: especialista fala dos riscos de automedicação

A preocupação de César faz sentido ao analisar os dados apresentados pela Sesma. No ano passado, foram registrados nove casos na capital paraense, ou seja, um aumento de cerca de 133% de positivados com a doença se comparado aos quatro primeiros meses de 2022.

“Esse momento é um convite para que possamos conversar sobre a malária, ou seja, uma intervenção na cidade para falar sobre saúde, com testagem feita na hora, além de atrações culturais, entre outras atividades que envolve o controle da doença”, explicou Adriano Furtado, diretor de Vigilância à Saúde da Sesma.

Vale ressaltar que a malária é uma doença que pode voltar se o tratamento não for seguido com responsabilidade ou se a pessoa for picada novamente pelo mosquito. Para mais informações, a Prefeitura de Belém disponibilizou o disque endemias no número 3184-6128 ou 98416-3255.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias