plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

TRT-8 faz mutirão para emissão do 1° Título de Eleitor

Ação que beneficia jovens a partir dos 16 anos ocorrerá neste domingo (01º/05), na Praça da República

Imagem ilustrativa da notícia TRT-8 faz mutirão para emissão do 1° Título de Eleitor camera Prazo para cadastramento eleitoral vai até a próxima quarta-feira, dia 4 de maio. | Sales Fontenele

Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Por isso, o cidadão que já tem idade e pretende participar das Eleições 2022 terá uma grande oportunidade, neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Adolescentes e jovens de Belém vão poder contar com o mutirão do Projeto Judiciário Fraterno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que será realizado neste domingo, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro da Praça da República. A ação beneficia quem deseja tirar o primeiro título de eleitor.

O objetivo do mutirão é realizar o cadastramento de jovens com idade a partir de 16 anos no site da Justiça Eleitoral para que todos exerçam o Direito ao voto. A data limite para a realização do alistamento de eleitores na Justiça Eleitoral, com vistas às eleições de 2022, é o próximo dia 4 de maio.

As magistradas Vanilza Malcher e Maria Zuíla Dutra, que dividem a gestão do projeto Judiciário Fraterno, destacam a importância dos jovens com idade a partir dos 16 anos retirarem seus títulos eleitorais. “Que eles possam exercer sua cidadania por meio do voto e escolher pessoas que defendam os Direitos Humanos para ocupar cargos públicos”, ressaltou a desembargadora Maria Zuíla.

A juíza do trabalho Vanilza Malcher lembrou que ao longo dessa última semana de abril, várias escolas de Belém e Ananindeua receberam o mutirão para que seus estudantes pudessem solicitar o título de eleitor online. No total foram realizados 320 cadastros.

“Nossos jovens não compreendem a linguagem tecnológica, linguagem do site, as dificuldades são as mais simples possíveis. Então, nós precisamos orientar, dar as mãos, pois os nossos jovens querem votar e ter a oportunidade de contribuir na escolha dos nossos presidente, governador, senador e deputados”, comentou.

Voluntários

Acadêmicos do curso de Direito da Esmac e voluntários também participaram da ação na Escola Estadual Nunes Direito, em Ananindeua. A universitária Elizângela de Sousa acredita na importância de auxiliar os jovens para tirar o seu título, “pois só assim eles podem exercer seu direito de votar e escolher seus representantes”, comemorou.

Fernanda Nunes, mãe da Brenda de 16 anos, também colaborou com ação realizando cadastro no alistamento eleitoral. “Esse trabalho de vir às escolas facilita a vida do aluno para que possa tirar seu título e exercer o direito do voto”, observou.

Serviço: Mutirão para emissão de Título de Eleitor – Ação do projeto Judiciário Fraterno do TRT-8

Quando: 01 de maio de 2022 (Domingo)

Hora: 8h30 às 12h

Local: Anfiteatro da Praça da República.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias