Diário Online
Notícias / Notícias Pará
REAJUSTE

Água fica mais cara em Belém. Saiba o motivo!

A Arbel autorizou o reposicionamento das tarifas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

sábado, 30/04/2022, 16:28 - Atualizado em 30/04/2022, 16:27 - Autor: ( Agência Belém )

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Água fica mais cara em Belém. Saiba o motivo!
| ( Reprodução )

A Agência Reguladora de Belém (Arbel) autorizou  nesta quinta-feira (29) o reposicionamento das tarifas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para o município de Belém.

Brasil deve fazer transplante com órgãos de porcos em 2025

Os valores são os seguintes: revisão tarifária periódica de 41,40%, considerando o período realizado de 2016 a 2019 e projetado para os próximos quatro anos de 2020 a 2023; e Reajuste Anual Tarifário referente aos exercícios de 2020 e 2021 acumulados em 12,58%. Havia dois anos que a tarifa não sofria reajuste.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já havia apresentado à Arbel proposta de reajuste de 92,07%, sob a justificativa de garantir o equilíbrio de suas contas, necessidade de honrar compromissos e recomposição de perda inflacionária. Porém, em audiência pública realizada no último dia 25, a agência municipal definiu o percentual menor para não afetar de forma drástica as famílias municipais e ainda decidiu pelo reajuste parcelado.

Para garantir aos usuários do serviço o direito de acesso ao abastecimento de água e esgotamento sanitário de forma isonômica, com continuidade, por meio de uma tarifa módica, e também a fim garantir a sustentabilidade dos serviços pelo prestador, a Arbel considera que o reposicionamento da tarifa seja aplicado pela Cosanpa em parcelas semestrais distribuídas de forma decrescente na seguinte ordem: primeira parcela de 20,66%, segunda parcela de 10,00%, terceira parcela de 8,50% e a quarta parcela de 6,93%.

Parentes de caçadores farão reconhecimento de corpos

A aplicação do reposicionamento só poderá ser efetivada 30 dias após a publicação no Diário Oficial do Município, que ocorreu nesta quinta-feira.  


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS