Diário Online
Notícias / Notícias Pará
CIDADANIA

Benguí: Governo do Pará entrega 4ª Usina da Paz

A quarta "UsiPaz" foi instalada no bairro do Benguí e levará mais de 80 serviços de cidadania, cultura, lazer, esporte e capacitação para a comunidade.

quarta-feira, 04/05/2022, 11:48 - Atualizado em 04/05/2022, 11:47 - Autor: Com informações da Agência Pará

Google News

Helder entrega a quarta UsiPaz.
Helder entrega a quarta UsiPaz. | Reprodução

Uma nova história começa a ser escrita no bairro do Benguí, em Belém. A comunidade, que por muitos anos vem tentando mudar o rótulo de estar entre as mais violentas da cidade, ganha um mix de oportunidades para alcançar a tão sonhada transformação social.

O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira (4), a Usina da Paz Benguí. O espaço vai oferecer cursos e capacitações, atividades artísticas e culturais, esporte, lazer e serviços de cidadania para os moradores do bairro.  

Esta é a quarta unidade inaugurada pelo governador Helder Barbalho, na Região Metropolitana de Belém. Nas próximas semanas, o governo irá entregar a UsiPaz em Parauapebas, no sul do Estado.

Estes complexos comunitários são integrados ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). O primeiro espaço foi inaugurado no Icuí-Guajará, em Ananindeua, a segunda, a UsiPaz Cabanagem, em Belém, e a terceira em Marituba.

Pará tem 74 municípios sem crimes violentos há um mês

No Benguí, o complexo foi construído em um terreno de 12.087 m² de área total, localizado na Estrada do Benguí, ao lado do pátio de retenção do Detran. Esse inovador aparelho público já realizou 187.628 atendimentos, desde a primeira implantação em outubro de 2021, tendo como principal objetivo a busca do fortalecimento local no bairro, resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social.      

Usina da Paz Benguí terá diversos serviços para a comunidade.
Usina da Paz Benguí terá diversos serviços para a comunidade. | Agência Pará (Arquivo)
  

"Temos as melhores expectativas e vamos levar aos moradores desse bairro os diversos serviços que esses complexos comunitários oferecem à população. Até o momento, já contabilizamos mais de 180 mil atendimentos nas três UsiPaz existentes, na Cabanagem, no Icuí-Guajará e na Nova União. Esses números são o resultado de demandas reprimidas que os moradores enfrentaram no passado”, informou Ricardo Balestreri, secretário de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto.

Padre precisa de doação de sangue. Saiba como ajudar

Assim como nas outras unidades, serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

"É a realização de um sonho. Ter essa área construída, sinalizada, com tudo que a gente possa imaginar, será muito útil pra gente, no dia a dia, principalmente para nossas crianças, que vão poder fazer as atividades com mais segurança. Eu converso com os moradores e estão todos ansiosos”, disse a líder comunitária e advogada, Cileny Regina.

Dona Regina Veva é vizinha do complexo, mora ao lado da Usina da Paz e acredita na transformação que o projeto vai trazer aos moradores. “Eu moro no Benguí há 37 anos e vejo que a chegada da Usina da Paz representa muitas coisas boas pra nossa comunidade. Eu mesma pretendo fazer dança, natação, quero tirar minha identidade”, disse.

Senador Jader Barbalho propõe financiamento para  agricultura familiar

A UsiPaz  Benguí vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS