Diário Online
Notícias / Notícias Pará
DR RESPONDE

Aromaterapia: tratamento que vem dos aromas

Conheça o sistema terapêutico milenar que possui diversas aplicações e indicações

domingo, 08/05/2022, 09:20 - Atualizado em 08/05/2022, 09:18 - Autor: Cintia Magno

Google News

Concita Baía é aromaterapeuta e especialista em terapias naturais e holísticas
Concita Baía é aromaterapeuta e especialista em terapias naturais e holísticas | Irene Almeida

Prática milenar, a aromaterapia utiliza substâncias naturais, como os óleos essenciais (OE), os óleos vegetais (OV) e as águas florais para equilibrar o corpo e a mente do indivíduo. Esse sistema terapêutico se concentra na ação dos princípios ativos voláteis e odoríferos das plantas aromáticas, os óleos essenciais. Uma dentre as 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecidas pelo Ministério da Saúde, a aromaterapia tem diferentes formas de aplicação e indicações de uso.

Aromaterapeuta e especialista em terapias naturais e holísticas, Concita Baía explica que qualquer pessoa pode utilizar da aromaterapia, desde que orientada por um profissional qualificado na área, já que existem restrições de uso para gestantes, crianças e idosos. “Utilizamos a aromaterapia em diversas situações, desde uma enxaqueca, resfriados, a quadros de ansiedade, depressão, para descongestionar as vias respiratórias, para insônia”, aponta, ao explicar as diferentes formas de utilização dos óleos essenciais. “A aromaterapia pode ser utilizada tanto em banhos de imersão, como bochecho, difusão ambiental, escalda pés, emplastro e compressas de argila, fabricação de cosméticos naturais e óleos vegetais para hidratação corporal, gargarejo, inalação, massagem aromática, vaporização, dentre outras”.

UTILIZAÇÃO

Dentre as formas mais comuns de uso e que Concita costuma usar em seu espaço terapêutico, o Girassol – Aromaterapia e Terapias Holísticas, estão os difusores e os colares aromáticos. Através deles, é possível colocar um algodão no pingente do cordão e pingar o óleo essencial para que, ao usar o colar, a pessoa sinta aquele aroma, naturalmente, ao longo do dia.

 

|
 
Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS