Foi em fevereiro desse ano quando a Justiça Federal havia determinado, em um prazo de três meses, para que invasores identificados na Terra Indígena Sarauá, localizada no nordeste paraense, desocupassem as terras. Há pelo menos cinco anos, a região vem sofrendo com desmatamentos e queimadas.
+ Homem é preso após estupro em escritório de Ananindeua
A tensão no local tem sido crescente desde então, com um conflito com os indígenas se tornando iminente. Na tentativa de expulsar os invasores, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deverá contar em breve com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública.
A Força Nacional será enviada após determinação do Ministério da Justiça, por meio de publicação de uma portaria no Diário Oficial nesta terça-feira (10). Detalhes como número de agentes que serão deslocados para a operação, porém, não foram informados.
Sabe-se apenas que as atuações serão realizadas nas região no período entre 27 de junho e 1º de julho.
A Força Nacional será usada “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
VEJA TAMBÉM: Maniçoba vira patrimônio imaterial do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar