plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MEDIDAS

Força Nacional é enviada à terra indígena em operação no PA

Objetivo seria fornecer apoio à Funai em uma tentativa de expulsar invasores na Terra Indígena Sarauá, no nordeste paraense.

Imagem ilustrativa da notícia Força Nacional é enviada à terra indígena em operação no PA camera Uma portaria publicada hoje (10) determinou o envio da tropa | José Cruz/Agência Brasil

Foi em fevereiro desse ano quando a Justiça Federal havia determinado, em um prazo de três meses, para que invasores identificados na Terra Indígena Sarauá, localizada no nordeste paraense, desocupassem as terras. Há pelo menos cinco anos, a região vem sofrendo com desmatamentos e queimadas.

+ Homem é preso após estupro em escritório de Ananindeua

A tensão no local tem sido crescente desde então, com um conflito com os indígenas se tornando iminente. Na tentativa de expulsar os invasores, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deverá contar em breve com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

A Força Nacional será enviada após determinação do Ministério da Justiça, por meio de publicação de uma portaria no Diário Oficial nesta terça-feira (10). Detalhes como número de agentes que serão deslocados para a operação, porém, não foram informados.

Sabe-se apenas que as atuações serão realizadas nas região no período entre 27 de junho e 1º de julho.

A Força Nacional será usada “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

VEJA TAMBÉM: Maniçoba vira patrimônio imaterial do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias