Diário Online
Notícias / Notícias Pará
TOTAL ECLIPSE OF HEART

Planetário realiza observação de eclipse domingo (15)

Neste final de semana, será possível observar o eclipse lunar total.

quinta-feira, 12/05/2022, 20:20 - Atualizado em 12/05/2022, 20:18 - Autor: Com informações da Agência Pará

Google News

Eclipse lunar total vai ocorrer na madrugada do domingo para segunda (16)
Eclipse lunar total vai ocorrer na madrugada do domingo para segunda (16) | Reprodução

O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na região da sombra da Terra, gerada por meio da luz do Sol, e a sombra da Terra cobre o disco lunar. Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

No próximo fim de semana, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), junto com o Clube de Astronomia do Pará (CAP), realizará a observação do eclipse lunar total. Para participar, de forma gratuita, é preciso realizar inscrição por meio do preenchimento de um formulário on-line. 

As atividades realizadas serão: acompanhamento do céu, observação do fenômeno e prática de observação a olho nu.  As atividades iniciarão a partir das 21h30, do domingo (15) e seguem até a madrugada de segunda-feira (16).

 A previsão é que o início do eclipse parcial seja às 23h37, o início  do eclipse total está previsto para 00h28, sendo o ápice às 01h11. O término do eclipse total deverá ser às 01h54 e o término do eclipse parcial às 02h55. A observação do fenômeno dependerá das condições meteorológicas no dia.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS