Diário Online
Notícias / Notícias Pará
IMUNIZAÇÃO

Belém vacina contra covid, gripe e sarampo no fim de semana 

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém em um dos postos disponíveis.

sexta-feira, 13/05/2022, 15:53 - Atualizado em 13/05/2022, 15:52 - Autor: Com informações da Agência Belém

Google News

As vacinas contra o sarampo, gripe Influenza e covid-19 estarão disponíveis para a população de Belém neste sábado, 14, e domingo, 15.
As vacinas contra o sarampo, gripe Influenza e covid-19 estarão disponíveis para a população de Belém neste sábado, 14, e domingo, 15. | João Gomes/ Agência Belém

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou por mais um ano a regra que permite o uso emergencial de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. 

Em todo o Brasil, a campanha de vacinação segue com aplicação das vacinas. Em algumas cidades já estão sendo aplicadas, inclusive, a quarta dose do imunizante.

Em Belém, neste sábado (14) e domingo (15), terá programação especial para a programa de vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma),  as vacinas podem ser encontradas nos pontos de vacinação que estão funcionando nos shoppings e na Universidade Fibra (que vai funcionar apenas no sábado), das 10h às 17h, para atendimento dos grupos, conforme a indicação de cada vacina.

Público-alvo

Contra a Covid-19, poderão se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Também  são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade, e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores de saúde.

Reforço 3ª ou 4ª dose da vacina contra a Covid-19

 A dose de reforço (terceira ou a quarta dose), deve  ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove a enfermidade.

Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a segunda dose de reforço (quarta dose).

Documentos

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Para à vacina contra covid-19, estão disponíveis para o público infantil os imunizantes Coronavac e Pfizer pediátrica. Já para adultos, estão disponíveis Coronavac e Janssen. Tanto o público para atendimento da vacina contra covid, quanto o público de vacina contra gripe Influenza e sarampo podem procurar os seguintes locais, no horário de vacinação, das 10h às 17h: 

- Universidade Fibra (Apenas no sábado, 14);

- Shopping Pátio Belém (Travessa Padre Eutíquio, 1.078, Batista Campos)

- Shopping Boulevard (Avenida Visconde de Souza Franco, 776, Reduto);

- Shopping Bosque Grão-Pará (Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);

- Parque Shopping (Avenida Augusto Montenegro, 300, Parque Verde); e

- IT Center (Avenida Senador Lemos, 153, Sacramenta).

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS