Diário Online
Notícias / Notícias Pará
MEDICAMENTO

Paraense recebe da justiça remédio à base de cannabis

Medicamento é usado para tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas e precisa de ação judicial para ser requerido

sexta-feira, 13/05/2022, 17:49 - Atualizado em 13/05/2022, 17:48 - Autor: Com informações Ministério Público Federal no Pará

Google News

Medicamento canabidiol
Medicamento canabidiol | (Divulgação)

O canabidiol, conhecido popularmente como CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

Uma paciente de Tucuruí (PA) com epilepsia passou a receber um remédio à base de canabidiol após a Justiça Federal aceitar o pedido do Ministério Público Federal (MPF). O medicamento não consta na lista do SUS, e é imprescindível para controle dos episódios convulsivos, indicou o laudo médico.

Bebê morre engasgado com leite materno em cidade do Pará

Belém vacina contra covid, gripe e sarampo no fim de semana

Major da PM sofre atentado a tiros em Barcarena

A Prefeitura de Tucuruí (PA) informou este mês à Justiça Federal que entregou medicamento à base de canabidiol a uma moradora do município que sofre de epilepsia generalizada.

A entrega foi feita em cumprimento à decisão judicial favorável a pedidos do Ministério Público Federal (MPF).

O MPF ajuizou a ação porque nenhum dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) foi efetivo para o controle dos episódios convulsivos da paciente.

No entanto, o produto é de alto custo. A família, que vive de benefício social, não tem condições de comprá-lo e solicitou a atuação do MPF por meio da internet.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS