O canabidiol, conhecido popularmente como CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.
Uma paciente de Tucuruí (PA) com epilepsia passou a receber um remédio à base de canabidiol após a Justiça Federal aceitar o pedido do Ministério Público Federal (MPF). O medicamento não consta na lista do SUS, e é imprescindível para controle dos episódios convulsivos, indicou o laudo médico.
Bebê morre engasgado com leite materno em cidade do Pará
Belém vacina contra covid, gripe e sarampo no fim de semana
Major da PM sofre atentado a tiros em Barcarena
A Prefeitura de Tucuruí (PA) informou este mês à Justiça Federal que entregou medicamento à base de canabidiol a uma moradora do município que sofre de epilepsia generalizada.
A entrega foi feita em cumprimento à decisão judicial favorável a pedidos do Ministério Público Federal (MPF).
O MPF ajuizou a ação porque nenhum dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) foi efetivo para o controle dos episódios convulsivos da paciente.
No entanto, o produto é de alto custo. A família, que vive de benefício social, não tem condições de comprá-lo e solicitou a atuação do MPF por meio da internet.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar