plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

"Date" seguro? Veja como consultar antecedentes criminais

Com o aumento da violência, antes de marcar um "date" (encontro) ou entrar em um relacionamento com alguém é preciso conhecer melhor a pessoa e saber se ela possui processos e antecedentes criminais.

Imagem ilustrativa da notícia "Date" seguro? Veja como consultar antecedentes criminais camera ( Reprodução )

Segundo a OMS, o Brasil é o quinto país do mundo com a maior taxa de feminicídio. A média é de 4,8 assassinatos para cada 100 mil mulheres. O levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em março deste ano, mostra que a situação piorou na pandemia: o número de estupros contra mulheres aumentou 3,7% em 2021 em relação a 2020. Foram 56.098 casos, um crime a cada dez minutos.

Além da violência sexual, existem outras formas de violência, todas decorrentes de relacionamentos abusivos. Muitas mulheres não conseguem identificar que estão vivendo esse tipo de relação e quando percebem pode ser tarde demais.

Alguns sinais de que você está em um relacionamento tóxico são:

- Excesso de ciúme e controle: muito ciúme pode se tornar um problema, pois a pessoa passa a querer controlar o outro. O comportamento, as roupas, as escolhas, tudo passa a ser motivo para críticas e brigas.

- Comunicação agressiva: pessoas tóxicas se comunicam de forma agressiva. O tom de voz é alterado e as palavras são depreciativas e de baixo calão.- Estresse constante: os momentos agradáveis são raros, o casal sempre tem um problema a resolver. E muitas vezes esses “problemas” não são reais, são fruto do ciúme e do excesso de controle de um dos envolvidos.

Por que mulheres ficam tanto tempo em situação de violência?

Entre silêncios e gritos de socorro: machismo e culpabilização das vítimas matam mulheres todos os dias

- Impedimento para manter outros contatos: quando se está em um relacionamento tóxico, o indivíduo controlador impede outros relacionamentos com amigos e até familiares, criando um isolamento da pessoa abusada.

- Não há apoio: quando a pessoa amada ao invés de estimular, diminui, é um grande indício de que o relacionamento é ou está se tornando tóxico. É importante ficar atento para alguns desses sinais que geralmente indicam que a pessoa é abusiva.

Outra dica é saber se a pessoa já tem algum histórico de violência. A Polícia Civil do Pará, disponibiliza através da internet consulta dos antecedentes criminais de uma pessoa.

É só acessar o site https://antecedentes.policiacivil.pa.gov.br/ e clicar em novo atestado. Depois preencha os dados e clique em consultar antecedentes.

Vale lembrar que para fazer a consulta é necessário ter dados como RG, CPF, nome da mãe.

PROCESSOS

Outra alternativa é pesquisar o nome completo da pessoa que você está conhecendo ou se relacionando no portal Jus Brasil. Basta acessar, preencher o nome e conferir atentamente o que aparecer como resultados, afinal há várias pessoas com mesmo nome.

Além disso, o fato de aparecerem resultados não significa que sejam antecedentes criminais da pessoa. Podem ser resultados de concursos, processos seletivos, processos em que se é réu, parte interessada ou autor da demanda, entre outros.

VEJA TAMBÉM NO DOL:

Helder anuncia ferramenta para coibir violência doméstica

Vendedor de canetas de Belém se torna milionário aos 26 anos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias