Não é à toa que o termo Yoga está relacionado à ‘união’. A integração entre o campo físico, mental e espiritual está no centro do entendimento dessa prática de origem milenar e que compõe a lista das Práticas Integrativas e Complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde e já disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas diferentes regiões do Brasil.
Arteterapia: modalidade artística que ajuda na saúde
Estima-se que o Yoga tenha sido criado há cerca de 5 mil anos, na Índia. Apesar de praticado, inicialmente, apenas pelos mestres e sábios indianos, hoje o Yoga já alcança diferentes partes do mundo e vem crescendo enquanto alternativa para a busca do relaxamento, alívio do estresse e melhora das condições físicas.
Homeopatia: especialidade médica para tratar doenças
Professor de Yoga no Amazon Yoga School, Radha Mohan Das explica que, apesar de ser utilizada em muitas vertentes religiosas como um método de autoconhecimento, a prática do Yoga em si não possui relação com dogmas religiosos e pode ser adotada por qualquer pessoa. “As lendas orientais contam que o Yoga foi deixado na terra pelos semideuses com o propósito de auxiliar na evolução interna do ser humano, pois tais técnicas possuem a capacidade de aflorar os diversos níveis energéticos sutis do indivíduo, e, consequentemente, ajudam a manter a harmonia entre o corpo, a mente e o cosmo”.
“As lendas orientais contam que o Yoga foi deixado na terra pelos semideuses com o propósito de auxiliar na evolução interna do ser humano, pois tais técnicas possuem a capacidade de aflorar os diversos níveis energéticos sutis do indivíduo, e, consequentemente, ajudam a manter a harmonia entre o corpo, a mente e o cosmo”
Benefícios físicos e psicológicos
Enquanto conjunto de técnicas que combina diferentes posições, permanências em determinadas posturas, respiração e meditação, o yoga pode proporcionar benefícios que vão muito além da flexibilidade do corpo. Para que se alcance o bem-estar proporcionado pela técnica, porém, o ideal é que se inicie a prática do Yoga ainda antes do aparecimento de qualquer problema de saúde.
“Os mestres ensinam que você deve praticar Yoga antes que precise. Ele é indicado para quem busca autoconhecimento. Qualquer pessoa pode e deveria praticar Yoga”, aponta o professor do Amazon Yoga School, Radha Mohan Das. “Praticar Yoga com a intenção de melhorar condições físicas e psicológicas é muito recomendável. Os sinais de decadência física, própria da idade avançada, são retardados ou substituídos pelos aspectos juvenis que dão encanto às pessoas. As adiposidades desaparecem, a cor sadia e rosada retorna ao rosto, as linhas elegantes, o tórax desenvolvido, a harmonia dos gestos, o porte ereto, tudo o que embeleza a figura humana, se encontra ao seu dispor. No plano psicológico, muitas outras vantagens podem ser alcançadas. Melhora a autoestima, afasta a depressão, alivia o estresse, controla a ansiedade”.
PRÁTICAS
O professor de Yoga aponta, ainda, que existem diferentes tipos de prática, sendo o Hatha Yoga uma das mais praticadas. “As principais linhas clássicas são a Bhakti Yoga, Raja Yoga, Jnana Yoga, Hatha Yoga, Karma Yoga, Mantra Yoga e Tantra Yoga. A principal é Bhakti Yoga, amor puro do Deus. A mais praticada no ocidente é o Hatha Yoga e suas vertentes”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar