plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Covid: jovens de 12 a 17 poderão tomar 3ª dose da vacina

A recomendação foi provada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (Ctai) da Covid-19

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Covid: jovens de 12 a 17 poderão tomar 3ª dose da vacina camera A 3º dose contra a covid-19 passará a ser aplicada em adolescentes | Foto: Marcos Barbosa/Agência Belém

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (Ctai) da Covid-19 aprovou a recomendação de uma terceira dose (ou dose de reforço) da vacina contra a doença para os adolescentes de 12 a 17 anos. A câmara é formada por mais de 30 profissionais de diversas especialidades científicas e médicas que se reúnem semanalmente para assessorar o governo federal nos assuntos de imunização, em caráter consultivo.

Em recomendações passadas, o Ministério da Saúde acatou a decisão do grupo e publicou notas técnicas com as novas resoluções. Fazem parte do comitê membros de sociedades científicas e médicas, bem como consultores das áreas de imunologia, infectologia, epidemiologia e demais áreas de vacinas.

A Ctai também representantes dos conselhos de saúde estadual e municipal, como o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), além da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço nas Américas da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Brasil vive "risco iminente" de surto de varíola dos macacos

A terceira dose da vacina contra Covid só está disponível atualmente no Brasil para pessoas com mais de 18 anos. Em demais países, como Estados Unidos, Israel, Canadá, Reino Unido, Chile e nos países da União Europeia, já foi autorizada uma dose adicional nos menores de 18 anos. Já a Austrália recomenda terceira dose somente para adolescentes de 16 e 17 anos.

Na última terça, a FDA, agência que regulamenta drogas e produtos alimentícios dos Estados Unidos, aprovou também uma dose de reforço para aqueles de 5 a 11 anos.

Segundo Renato Kfouri, pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que faz parte da câmara, há uma tendência de recomendar as doses adicionais para todas as faixas etárias. “O esquema completo de três doses vai ser o natural para todas as idades”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o Ministério da Saúde pode publicar o informe com a nova recomendação dentro dos próximos dias, mas ainda não há previsão de quando seria.

IMUNIZANTES AUTORIZADOS

Para os jovens de 12 a 17 anos, só há, no momento, dois imunizantes no país com autorização da Anvisa para esse público, o da Pfizer e Coronavac. A recomendação da câmara técnica, com base em estudos científicos e dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) americano é de utilizar somente a Pfizer como reforço nesse público.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias