Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ASSISTÊNCIA

Governo decreta estado de emergência no nordeste do Pará

Desde a última sexta-feira, as chuvas fortes têm causado destruição nas estradas e deixado famílias desabrigadas no município de Ourém

segunda-feira, 23/05/2022, 08:01 - Atualizado em 23/05/2022, 10:44 - Autor: Diário do Pará

Google News

Temporais têm causado muitos transtornos na região
Temporais têm causado muitos transtornos na região | (Divulgação)

O Governo do Pará anunciou medidas de assistência a municípios da região Nordeste do estado que sofrem com fortes chuvas desde a manhã da última sexta-feira (20). Entre as ações, está o decreto de situação de emergência para agilizar assistência às famílias atingidas.

Trabalho emergencial inicia com desbloqueio em estradas

“Nós trabalharemos em duas frentes: primeiro decretando situação de emergência na região garantindo aos municípios o apoio para a reconstrução das estradas vicinais, recompondo também as estradas estaduais que tiveram pontos bloqueados, garantindo que sejam construídas para retomar o acesso entre os municípios, afirmou o governador Helder Barbalho. “Segundo, as famílias já estão sendo cadastradas pela Defesa Civil do Estado com suporte do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, para que sejam assistidas com o Programa Recomeçar, com o apoio e assistência emergencial do Governo do Estado com cestas de alimentos de ajuda humanitária, para que com isso se consiga amenizar o sofrimento e as dificuldades tanto dos moradores de Ourém quanto de Garrafão do Norte,” detalhou o governador, que esteve na tarde do último sábado (21) nos municípios mais afetados.

 

Governador Helder Barbalho sobrevoou áreas atingidas
Governador Helder Barbalho sobrevoou áreas atingidas | (Divulgação)
 

Uma equipe técnica do Governo do Pará sobrevoou as cidades do nordeste do estado para avaliar os impactos das chuvas. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar e as Secretarias de Transporte (Setran) e Assistência Social (Seaster) visitaram as cidades de Garrafão do Norte e Ourém. Esta última foi a mais afetada, com estradas vicinais e estaduais bloqueadas. O trabalho de reconstrução das vias começa hoje (23). A PA-251, que liga Ourém a São Miguel do Guamá está interditada.

Em Ourém, há cerca de 300 famílias desalojadas, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O Governo do Estado se mobiliza para agilizar as ações emergenciais. “Estamos agradecidos com a presença do governador e sua equipe, que de imediato atendeu nosso pedido para visitar o município e está aqui de perto vendo a situação difícil que estamos passando. Não iríamos conseguir enfrentar sem o apoio do Estado”, reforçou Roberto Uchôa, prefeito.

 

Trabalho de reconstrução das vias de acesso à regiões destruídas pelas chuvas já começaram
Trabalho de reconstrução das vias de acesso à regiões destruídas pelas chuvas já começaram | Alex Ribeiro / Agência Pará
 

O bairro do Pantanal foi o mais impactado. A Defesa Civil Estadual auxilia na verificação das principais necessidades. “Estamos trabalhando para levantar os dados das famílias que realmente serão beneficiadas pelo processo de situação, e a partir disso dar início à ajuda humanitária que o município precisa, com objetivo de diminuir o sofrimento da população o mais rápido possível”, esclareceu Major Bruno, chefe de operações da Defesa Civil estadual. Outros municípios como Capitão Poço, Capanema e Garrafão do Norte também estão sendo monitorados.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS