Quanto vale seu Quociente de Inteligência? O QI é uma "unidade" utilizada para determinar o quanto de saber geral uma pessoa possui e de forma simples é capaz de avaliar o funcionamento de várias áreas cerebrais.
Em busca daqueles que possuem avantajada condições neste sentido, a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no país, vai intensificar as atividades para identificar pessoas com altas habilidades/superdotadas, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
A entidade promove, no 28/5, às 10h, uma rodada de testes de admissão com avaliação de quociente de inteligência (QI) em 15 cidades brasileiras: Araraquara – SP, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Natal – RN, Porto Alegre – RS, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Paulo – SP e São José dos Campos – SP.
As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que tenham formação no ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Para inscrições, acesse o website:https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]
A associação é afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. A entidade está presente em cerca de 100 países e conta com, aproximadamente, 145 mil membros.
Descoberta de 19 superinteligentes no Brasil
Em março deste ano, a entidade identificou 19 brasileiros superinteligentes, indivíduos com QI muito acima da média, os quais foram convidados a integrar a Associação Mensa Brasil a partir deste ano.
A descoberta dos superinteligentes aconteceu durante a rodada de testes de admissão realizados pela associação em março, em dez cidades brasileiras nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal.
O alto QI está presente em diferentes etnias, gêneros, classes sociais, níveis de escolaridade, situações econômicas e em personalidades com as mais variadas visões de mundo. “Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta Sauaia. A Associação Mensa Brasil tem levantado dados e informações, para ajudar a traçar um perfil dos superinteligentes no Brasil.
Em média, a população brasileira apresenta QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos, ou seja, numa faixa entre 85 e 115 pontos. Pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam QI muito acima dessa média. Os valores podem variar para cada país e também de acordo com os diferentes tipos de testes existentes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar