plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
AGRICULTURA

Jader apoia projeto da Embrapa de manejo de açaí no Marajó

O senador parabenizou o órgão pela iniciativa e pediu mais informações sobre o projeto e os beneficiados, já que a produção extrativista e familiar devem ser valorizadas pela conservação do meio ambiente

Imagem ilustrativa da notícia Jader apoia projeto da Embrapa de manejo de açaí no Marajó camera Jader lembra que as técnicas desenvolvidas pela Embrapa aumentam produção em 30% | (Divulgação)

A região do Marajó é considerada estratégica para a preservação da biodiversidade brasileira, com cerca de 83% de cobertura florestal ainda intacta. Em razão disso, é um território que sofre constantes pressões, por exemplo dos madeireiros para extração ilegal de madeira, exploração excessiva de recursos naturais, uso inadequado do fogo na agricultura, entre outras ameaças ao meio ambiente. Para o senador Jader Barbalho (MDB-PA), ações que contribuam para a preservação local e valorização da prática da agricultura familiar e o extrativismo em pequena escala devem ser valorizadas.

Helder se reúne com executivos de empresas globais na Suíça

O senador tomou conhecimento da criação do grupo de trabalho permanente pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que tem como um dos principais focos o incentivo à produção do açaí e do cupuaçu, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que mantém um projeto piloto no Marajó. Para Jader, o cultivo do Açaí no Marajó é um exemplo de boas práticas para o extrativismo sustentável. “O cultivo do açaí, além de ser indispensável na dieta alimentar local, é uma importante fonte de renda para a população marajoara, uma vez que é um produto com elevada procura nos grandes centros urbanos, não apenas no Brasil, mas com alcance internacional”, ressalta o senador.

Alepa aprova plebiscito sobre a criação de dois municípios

Por essa razão, Jader Barbalho encaminhou ao chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário de Paulo Lemos, um ofício cumprimentando a empresa pela iniciativa, e solicitando mais informações sobre o Centro de Referência em Manejo de Açaizais no Marajó – Manejaí, e sobre a cooperativa local que organiza a produção e comercialização dos produtos dos agroextrativistas.

PRODUÇÃO

O projeto tem sido fundamental para garantir a sustentabilidade na produção de açaí no Marajó. Os técnicos da Embrapa que atuam no projeto Manejaí realizam ações voltadas para a formação e capacitação dos agroextrativistas nas diferentes tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa em parceria com o Projeto Bem Diverso, que tem também como parceiros o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). “É uma iniciativa da Embrapa que envolve todas as metas previstas nas ações do Estado contra o desmatamento ilegal e em prol da sustentabilidade, ao mesmo tempo em que mantém essa população nas comunidades tradicionais e valoriza os agricultores familiares ao promover a geração de renda e, desta forma, melhorar a qualidade de vida das populações ribeirinhas”, enfatiza o senador Jader.

Além de ofertar conhecimento científico de qualidade, indicadores e tecnologia de ponta, as técnicas desenvolvidas pela Embrapa têm possibilitado o aumento de 30% na produção do açaí nos municípios de Abaetetuba, Acará, Portel, Melgaço e Breves. O senador lembra que o açaí é um dos mais importantes produtos do extrativismo nacional e um dos principais responsáveis por dar visibilidade à biodiversidade da Floresta Amazônica.

Açaí garante o sustento de muitas famílias na ilha do Marajó
📷 Açaí garante o sustento de muitas famílias na ilha do Marajó |Ronaldo Rosa/Embrapa

O Pará é o maior produtor nacional de açaí e cupuaçu e é inegável a importância que eles têm na geração de emprego e renda no Estado. No ofício encaminhado ao chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, o senador Jader solicita o detalhamento das ações a serem promovidas em parceria com a Alepa. “É uma maneira de estabelecer um processo permanente de valorização e crescimento dessas culturas no Pará. E considero fundamental que, como senador pelo Pará, eu possa também contribuir pelo sucesso dessa parceria”, concluiu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias