Diário Online
Notícias / Notícias Pará
TODOS PELO TRABALHO

Programa de emprego e renda beneficia moradores de Barcarena

Mais de 250 pessoas participaram de cursos de formação e qualificação profissional.

quarta-feira, 25/05/2022, 18:17 - Atualizado em 25/05/2022, 18:15 - Autor: Com informações da Hydro

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Programa de emprego e renda beneficia moradores de Barcarena
| Divulgação

O Programa Todos pelo Trabalho já beneficiou mais de 250 pessoas de Barcarena com a oferta de formação e qualificação profissional.  A formação é uma das ações do Programa, que tem apoio da Hydro Alunorte e Albras, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, sociedade civil organizada e iniciativa privada. Outros temas tratados pelo programa são o acesso ao trabalho, alternativas de geração de trabalho e renda e a articulação social para o desenvolvimento das ações de forma cooperada e participativa.

O programa surgiu a partir de um diagnóstico realizado em 2018 em busca do entendimento das capacidades locais e mapeamento de iniciativas que ajudassem o município a ter uma economia mais sustentável, auxiliando na recolocação profissional de desempregados e na busca de novas ocupações. Desde a sua criação, a iniciativa já reuniu mais de 60 parceiros e ofertou cerca de 28 cursos e 517 vagas, formando 253 pessoas, além da aproximação com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Barcarena. 

Entre as ações estão a realização do evento “Partiu! Juventude, Cultura e Trabalho”, com participação de mais de 120 pessoas e foco no engajamento de jovens no diálogo sobre o acesso ao mercado formal e oportunidades de geração de trabalho e renda; e a promoção de três edições do workshop “Perfil de vagas e profissionais do mercado de trabalho de Barcarena”, que reuniu representantes de todos os segmentos sociais envolvidos no tema: empresas, sindicato de trabalhadores, Prefeitura, instituições de ensino, associações comunitárias e ONGs.

Uma das participantes do programa é Marília Sacramento, de 20 anos, que realizou cursos comportamentais promovidos com a parceria da Rede Microlins e logo em seguida conseguiu uma colocação na própria empresa, como consultora comercial. Para ela, “esse tipo de incentivo para os jovens melhorarem suas chances no mercado de trabalho é imprescindível, principalmente em Barcarena”.   

Atualmente, ela é empreendedora e trabalha com marketing de relacionamentos. “O programa me incentivou muito a correr atrás dos meus objetivos e em breve estarei cursando a faculdade de Psicologia, em Belém”, destaca Marília. Ela nasceu no município de Igarapé-Miri e mora em Barcarena há cinco anos.

Já Hellen da Costa, de 20 anos, sempre contou com o incentivo da família para os estudos. “Há alguns anos, eu tentava ingressar na faculdade através do ENEM e não obtinha a média necessária. Foi quando surgiu esta oportunidade para realizar um curso de elétrica industrial pelo programa Todos pelo Trabalho. Essa área sempre me interessou bastante e foi com este curso que aprimorei alguns conhecimentos e consegui entrar na faculdade de Administração para, futuramente, ajudar meus pais na nossa empresa de refrigeração”, relata Hellen.

Ampliação – Em 2022, o programa deu início à Trilha Formativa de Orientação ao Trabalho.  A Trilha reúne um percurso formativo de 22 horas e visa oferecer conhecimentos e vivências importantes para jovens e adultos. São ofertadas diversas formações diretamente nas comunidades, entre elas, jovens em ação, desenvolvimento e pensamento computacional com robótica, marketing pessoal, letramento digital, oratória, planejamento estratégico.

A iniciativa conta com alguns parceiros executores, como SENAC, Microlins, Hidrovias, SEMUTE – Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, GSA Consultoria Educacional, além da mobilização feita com suporte de lideranças comunitárias e entidades locais.

No início de maio foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados da primeira turma da Trilha, beneficiando 15 pessoas, entre 15 e 34 anos, da comunidade São Sebastião. A Rede também tem desenvolvido ações para potencializar o aproveitamento da mão de obra local. Para isso promove encontros com empresas para que se conheça o perfil das vagas oferecidas; avalia a necessidade e promove cursos de formação social e qualificação profissional alinhados com as vagas ofertadas; e promove busca ativa de profissionais com apoio de lideranças comunitárias que divulgam as vagas, incentivam o cadastro e a atualização do currículo dos trabalhadores junto ao SINE, bem como incentivam a participação nas formações ofertadas. O SENAI oferta uma grade de mais de 20 cursos de qualificação profissional e se dispõe a alinhar com a Rede o atendimento às demandas locais.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS