plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
FIQUE ESPERTO!

Enem: não gerou boleto? Inep avisa sobre isenção automática

Hoje, sexta-feira (27), é o último dia para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022

Imagem ilustrativa da notícia Enem: não gerou boleto? Inep avisa sobre isenção automática camera Prazo para o pagamento da taxa de inscrição se encerra às 23h59 de hoje | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Hoje é o último dia do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022. A notícia, claro, deixou muita gente nervosa para correr atrás dos boletos e garantir que a inscrição fosse confirmada. A poucas horas do fim desse período, que se encerra às 23h59, não faltou nervosismo e complicações de internautas que alegavam não ter qualquer sinal desse ‘papelzinho’ na Página do Participante.

+ Unifesspa está com inscrições abertas para PSS 2022

Nas redes sociais, muitos recorreram ao perfil do Inep para obter uma resposta. “Fiz a inscrição e não estou conseguindo pagar”, alegou uma internauta. “Não consigo pagar a taxa, pois não apareceu na inscrição”, disse outro.

Ao DOL, o morador do distrito de Mosqueiro buscou ajuda para tentar garantir o pagamento da inscrição do filho. “Estou tentando há uma semana gerar esse boleto, mas ele não aparece”, desabafou.

Isenção automática

Para surpresa dele e de muitos outros que se encontravam em situação parecida, a boa notícia: se a inscrição aparece como “confirmada” na Página do Participante, não existe taxa de inscrição para ser paga.

O comunicado foi reforçado pelo próprio Inep na noite de hoje após os diversos questionamentos de quem tentava gerar o boleto de pagamento da inscrição. O motivo é que estudantes da 3ª série do ensino médio, como foi o caso do morador de Mosqueiro e outros internautas na página do órgão, tiveram a isenção concedida de forma automática no ato da inscrição e não precisarão pagar os R$ 85.

+ Enem 2022: cursinhos programam maratonas de estudo

Confira o comunicado:

“Olá, participantes! Os concluintes do ensino médio matriculados em instituições públicas de ensino declaradas ao Censo Escolar têm a isenção concedida de forma automática. Em caso de qualquer dúvida ou irregularidade, entre em contato com o autoatendimento virtual do Inep”, diz.

Isenção da taxa

Cabe ressaltar que a isenção da taxa pôde ser solicitada no período de 4 a 15 de abril. Para ter feito essa solicitação (que não era automática), era preciso estar entre esses requisitos:

+ Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenham renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

+ Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua o Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias